A Importância da Matemática na Educação Infantil: Um Olhar Bibliográfico

A Bibliographical Look

Autores

  • Rodrigo Magno dos Santos Vale Centro Universitário Maurício de Nassau-Pituba

Palavras-chave:

Educação Infantil, Matemática, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a importância e a presença do ensino da matemática na Educação Infantil, destacando sua colaboração para o desenvolvimento integral da criança, através de seu potencial integrador que possibilita à criança a construção do seu próprio conhecimento à luz de um referencial piagetiano. Dentro dessa proposta surge a pergunta norteadora: Como o ensino da matemática impacta o desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil ? Para isso, buscamos ressaltar as recomendações e orientações didáticas do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, com o intuito de ampliar a visão dos educadores sobre o currículo de Matemática na Educação Infantil. Para tanto, utilizamos uma metodologia bibliografica dos trabalhos de Piaget (1970, 1976 e 1978 ) que marcaram as concepções e conceitos teóricos dessa pesquisa.  Por fim, indicamos uma metodologia coerente com o referencial adotado, a dizer, a Resolução de Problemas, por explorar as potencialidades do raciocínio lógico matemático das crianças, oportunizando a descoberta e tornando-as agentes de sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, S. R., VIÉGAS, R. F., TRISTÃO, A. M. Políticas de avaliação do ensino básico: A educação matemática no Brasil. Pesquisa em Debate, Ed. Especial, 2009. Disponível em: < http:// www.pesquisaemdebate.net/docs/pesquisaEmDebate10.pdf>. Acessado em: 23 fev 2023.

AZEVEDO, P. D. PASSOS, C. L. B. Professores da Educação Infantil discutindo a Educação Matemática na infância: o processo de constituição de um grupo. Matemática e Educação Infantil: Investigações e possibilidades de práticas pedagógicas: In.CARVALHO, Mercedes; Bairral, Marcelo Almeida. Petrópolis, RJ:Vozes, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. vol. 3. Brasília: 1998.

CARVALHO, M. et al. Matemática e educação infantil: investigações e possibilidades de praticas pedagógicas. Rio de Janeiro. Vozes, 2012.

CERQUETTI-ABERKANE, F. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.

GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Petrópolis: Vozes, 1996.

KAMII, C; DEVRIES, R. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, Papirus, 1990.

KRAMER, S. et al. Infância e Educação Infantil. Campinas. Papirus, 1999.

LORENZATO, S. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2008.

MOURA, M. Matemática na infância. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. (Org.). Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia. Gailivro, 2007.

OLIVEIRA, Z. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo. Cortez, 2010.

OLIVEIRA, Z. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis, 1970.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1976.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 9ª ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1978.

RUIZ, Adriano Rodrigues. A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 217-225, jun, 2002.

SABER, M. Piaget: O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo. Scipione, 1997.

SMOLE, K. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

ZUFFI, Edna Maura; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos superiores. Revista iberoamericana de educación matemática. n. 11, p.79-97, 2007.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Magno dos Santos Vale, R. (2023). A Importância da Matemática na Educação Infantil: Um Olhar Bibliográfico: A Bibliographical Look. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202330. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/17207