Ensino das Formas Geométricas Planas na Educação Infantil:

Contemplando os Campos de Experiência da BNCC

Autores

Palavras-chave:

Formas geométricas planas. Educação infantil. Matemática lúdica. BNCC

Resumo

Este trabalho configura-se como um relato de experiência de um projeto realizado no ano de 2019 com uma turma da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió-AL. O objetivo foi apresentar às crianças de forma lúdica, algumas formas geométricas planas tais como: círculo, triângulo, quadrado e retângulo para que estas pudessem utilizá-los como subsídios nos momentos de desenhos livres proporcionados pelo espaço de referência na qual estão inseridas, e assim, começarem a perceber a presença da Matemática no nosso dia a dia. Além de contemplarmos os campos de experiência propostos pela BNCC para esta faixa etária, apoiamos nossa fundamentação teórica em autores como: Carvalho (1994), Smole, k. s.; Diniz, m. i.(2001), Polya (1978) dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Layanna Eloi de Almeida, UFAL

Graduanda em Pedagogia Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Está atualmente cursando o 8º Período, e em fase de elaboração do TCC com ênfase em Educação Matemática. Atuou como estagiária da SEMED como educadora de apoio infantil em um CMEI de Maceió-AL. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas na Educação Matemática (GEPTPEM), foi voluntária do PIBIC com a temática de "Práticas de Laboratório em Educação Matemática: Estudos e Elaboração de Sequências didáticas para a formação do Pedadogo", e é monitora da disciplina de Sabres e Metodologias do Ensino de Matemática II do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas. Todos os seus projetos são sob a orientação do docente Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira. 

Carloney Alves de Oliveira, UFAL

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, D. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1994.

CURI, Edda. Matemática para crianças pequenas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015.

GOLDBERG, Luciane; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. O desenho infantil como escuta sensível na pesquisa com crianças: inquietude, invenção e transgressão na elaboração do mundo. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 32, n. 2, jul./dez. 2017. p. 172-179.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Almeida, D. L. E. de, & Oliveira, C. A. de . (2021). Ensino das Formas Geométricas Planas na Educação Infantil:: Contemplando os Campos de Experiência da BNCC. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202116. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12056