PROFISSÃO DE FÉ E DOM DE ILUDIR: INVISIBILIDADE AO DIREITO DE FALA

Autores

  • Antonio Victor Silva Bomfim Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Sandra Maria Pereira do Sacramento Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar, problematizar e estabelecer um cotejo entre o poema Profissão de Fé, de Olavo Bilac (1888) e a letra de música Dom de Iludir (1986) de Caetano Veloso. Nesta ordem de ideias, busca-se evidenciar em que medida o texto literário defende o que está no cânone literário, preso ao valor estético, com a defesa da forma e o desprezo do uso da língua como ato social. Nesse sentido, os recursos estilísticos utilizados pelo poeta vinculam-se ao locus enunciativo, cujo discurso responde por determinado contexto histórico-sócio-cultural. Para tanto, a referida investigação baseia-se em um estudo de caso de caráter bibliográfico de tipologia qualitativa, contando como teóricos, entre outros: Bakhtin (1992; 2003), Brait (1997), Orlandi (1997) e Reis (1992). A abordagem aponta para o uso da linguagem como produtora de sentido, em uso, em torno de processos dialógicos. Por isso, mesmo que o poema de Olavo Bilac queira silenciar as circunstâncias de sua enunciação, esta não está imune às condições de produção, das quais fazem parte tempo e lugar de uso.  Por outro lado, a composição de Caetano Veloso já evidencia uma relação com a alteridade, confirmando a dimensão pragmático-discursiva do uso da língua, quando tematiza a mulher empoderada de direitos, rasurando a dimensão, supostamente, atemporal e universal do estético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Diana. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth. (Org.) Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. São Paulo: Editora da Unicamp, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: HUCITEC, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2003.

BILAC, Olavo. Poesias. São Paulo: Texeira & Irmãos, 1888.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth. (Org.) Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. São Paulo: Editora da Unicamp, 1997.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História Literária. 13. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014.

CAVALCANTE FILHO. A constituição e o funcionamento discursivo do gênero divulgação científica. 2011. 96f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Representações) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2011.

COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2014.

MEDVIÉDEV, Pável. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. De Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.

ORLANDI, Eni. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4 ed. São Paulo: editora da UNICAMP, 1997.

PECHÊUX, Michel. Semântica e discurso. Tradução Eni Orlandi. 5. ed. São Paulo: Editora da Unicamp, 2014.

PINTO, Mayara. Alguns conceitos da teoria bakhtiniana do discurso e ensino da literatura. Revista dos programas de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF. Universidade Federal Fluminense: Niterói, Gragoatá, n. 37, p. 297-311, 2014.

REIS, Roberto. Cânon. In: José Luís Jobim (Org.). Palavras da crítica - tendências e conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro: Imagino, 1992.

ROSA, Noel. Pra Que Mentir. In: Feitiço da Vila. Revivendo Discos, 1937.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

VELOSO, Caetano. Dom de iludir. In: Totalmente Demais. Polygram, 1986.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

Artigos