Edição Atual

v. 8 n. 2 (2021): Revista Discentis
					Visualizar v. 8 n. 2 (2021): Revista Discentis

Capa: Pôr do sol no lago (Óleo sobre tela do artista Sólon Barretto)

Publicado: 2021-02-22

Edição completa

Ver Todas as Edições

A Revista Eletrônica Discentis, da Graduação de Letras e Pedagogia, é uma iniciativa do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – de Irecê, Campus XVI, que visa estimular a difusão do saber por meio da produção científica.

Esta proposta é pautada na necessidade de introduzir o corpo discente nas discussões acadêmicas, propiciando a adequação de suas reflexões aos padrões da produção científica. Levando-se em consideração a relevância da pesquisa para uma universidade, este projeto se institui como um meio eficaz para a veiculação do saber, possibilitando a socialização do conhecimento e, com isso, a consolidação do estudante como um sujeito ativo, crítico, ciente e consciente de seu papel no ambiente universitário.

Como se trata do público de Licenciatura em Letras e em Pedagogia, aqui cabe abordar arcabouços teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento científico nas áreas de língua e literatura, promovendo uma discussão acerca de tais contribuições para o ensino. Além disso, este espaço virtual também se volta para a tarefa de (re) pensar os rumos da educação, refletindo sobre as práticas pedagógicas necessárias à formação docente.

Por se tratar de uma revista dos estudantes da graduação, a estes cabe a tarefa de gerenciá-la, a partir do apoio e da supervisão do DCHT para eventuais orientações e deliberações. A responsabilidade de cada Comissão Executiva é a de organizar com proficiência cada edição, atendendo aos prazos especificados. A autonomia dada aos estudantes também atende a um dos princípios que marcam a filosofia da Instituição: possibilitar a formação não de seguidores, mas de verdadeiros líderes.

Agora é chegado o momento de colocar em prática todos os valores fomentados e fazer valer toda a confiança depositada nessa nova geração. Então, mãos à obra e boa sorte a todos nós!

 

Prof. Dr. André Luiz Gaspari Madureira