O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTEXTO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM FOCO NA ESCRITA

Autores

  • Ana Karolline de Almeida Carneiro Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Úrsula Cunha Anecleto Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

O presente artigo, recorte de monografia ainda em andamento, apresenta como os Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) contribuem para a construção de competências de escrita de discentes da Educação Básica. Nessa perspectiva, observam-se os fatores de textualidade orientados pelo próprio texto, a coesão e a coerência textuais, para a construção de sentido e para a organização linguística de um texto. Para isso, tem como objetivo discutir a importância dos LDLP para a aprendizagem de escrita de discentes e evidenciar como a coesão e a coerência textuais são fatores indispensáveis para a organização e estruturação de um texto. Os caminhos metodológicos que nortearam a pesquisa foram construídos com base em textos teóricos, tendo como foco a pesquisa documental, pois o objeto de estudo, o Livro Didático, é classificado como um documento escolar. Teoricamente, embasou-se nos estudos sobre Livro Didático (BEZERRA, 2005; RANGEL, 2005); concepção de texto e critérios da textualidade (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2002; KOCH; TRAVAGLIA, 2002; BRASIL, 1998). Para tanto, constatou-se que os Livros Didáticos, ao apresentarem a coesão e a coerência textuais como fatores importantes para a textualidade — e, assim, para o desenvolvimento da produção escrita dos alunos — contribuem de forma significativa para a construção de competências de escrita dos discentes e para a formação dos sujeitos atuantes em seus próprios textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karolline de Almeida Carneiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Educação Campus XIV. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Atualmente é bolsista do Núcleo de Residência Pedagógica e estagiária do Programa Partiu Estágio SEC.

 

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação na linha de pesquisa Estudos Culturais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, é coordenadora e docente no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB), docente colaboradora no Mestrado em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), docente de Prática Pedagógica, Estágio em Língua Portuguesa, Tecnologias da Informação e Comunicação e Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa (UNEB/ campus XIV / campus XI), nos cursos de graduação da Universidade Aberta no Brasil (UAB) e do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UNEB). É vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias na UNEB (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5640144801632064). Atualmente, é docente orientadora do programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa (CAPES/UNEB/Conceição do Coité). Atuou como formadora no programa Pró-letramento Bahia, polo Barreiras (UNEB), no curso de Especialização em Educação Profissional (UNEB/campus XVI) e no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE/UNEB/SEC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, e na área de Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes campos: Ensino de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica, Teoria do Agir Comunicativo, Multiletramentos, TIC e ensino e Estudos Culturais.

Referências

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Textos: seleção variada e atual. In: BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONÍSIO, Angela Paiva. O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD – Plano Nacional do Livro Didático. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld. Acesso em: 20 abr. 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF. 1998.

BRASIL. PNLD 2017: Língua Portuguesa – Ensino Fundamental anos finais. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2016.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 10. ed. São Paulo: Ática, 1995.

FREITAS, Neli Klix; RODRIGUES, Melissa Haag. O Livro Didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. DAPesquisa: Florianópolis, 2008. Disponível em: http://www1.udesc.br/arquivos/portal_antigo/Seminario18/18SIC/PDF/074_Neli_Klix_Freitas.pdf. Acesso em: 20 abr. 2018.

KOCH, Ingedore. A coesão textual. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2002.

KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1995.

KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008.

RANGEL, Egon. Livro didático de Língua Portuguesa: o retorno do recalcado. In: BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONISIO, Angela Paiva. O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como ensinar e aprender competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

Artigos