PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL ATUAL: REFLEXÕES ENTRE O MODELO QUADRIENAL E O MULTIDIMENSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10725Palavras-chave:
Pós-graduação Stricto sensu, Avaliação, Indicadores, ModelosResumo
Este artigo tem como objetivo discutir, através de uma abordagem descritiva e exploratória, aliada à análise crítica e reflexiva, a estruturação e funcionamento do processo de avaliação dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu (PPGSS), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Brasil. São apresentados aspectos históricos, com ênfase na estruturação, desenvolvimento e avaliação, gerenciados pela CAPES. Parâmetros de alinhamento aos padrões internacionais, com dimensões e indicadores centrados em modelos de outros países, estão norteando a avaliação dos PPGSS no país e, nesse contexto, o modelo multidimensional seria uma solução? Questões alinhadas ao papel e função das Universidades e as pós-graduações brasileiras, a ausência de tratamento igualitário de financiamento às pesquisas pelo Governo (nas suas diversas esferas) e pelas Instituições, bem como a valorização das diferenças regionais são discutidas. Tais questões são heterogêneas e de difícil resolução, entretanto, busca-se aqui, uma reflexão sobre a promoção de uma Pós-graduação Stricto sensu com qualidade e de maior acesso á população, com vistas à qualificação humana.
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