FATORES DE ROUBOS EM CAMINHÕES DE CARGA NA LOCALIDADE DE CAPRIZANJE, DISTRITO DE MOATIZE, EM TETE (2015-2020)

Autores

  • Lucas Evaristo Cuaguazina UP Moçambique
  • Rodrigues Nhiuane Cumbane ACIPOL - Moçambique.

Resumo

O artigo investiga os fatores da ocorrência de roubo de carga em veículos pesados de mercadoria em Caprizanje, Distrito de Moatize, Província de Tete, entre 2015 e 2020. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa através de aplicação de técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista e observação, com uma amostra de 25 elementos, dos quais condutores de veículos pesados de mercadoria; membros da Polícia da República de Moçambique, do Comando Distrital de Moatize e lideranças da localidade de Caprizanje, escolhidos de forma intencional com base na adequação do seu perfil aos objetivos da pesquisa. Três fatores-chave explicam o problema: a existência de uma subida bastante íngreme na via, a fraca proteção policial e a vulnerabilidade socioeconômica da população local com escassez de meios de sobrevivência. A pesquisa recomenda o incremento de patrulha policial apeada e motorizada, de forma ostensiva, no cume da montanha, a montagem de postos fixos temporários ao longo do trecho crítico do aclive, e a adoção de pontos focais de segurança junto das comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Evaristo Cuaguazina, UP Moçambique

Funcionário Público do Ministério do Interior – Membro da Polícia da República de Moçambique. Mestre em Ciências Policiais na ACIPOL e Licenciado em Ciências da Educação - Ensino de Matemática com habilitações em Informática, na antiga Universidade Pedagógica de Moçambique (UP) - Delegação de Tete.

Rodrigues Nhiuane Cumbane, ACIPOL - Moçambique.

Docente da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) em Maputo, Moçambique. Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa, Coimbra e Aveiro em Portugal. 

Downloads

Publicado

2023-09-17