O ensino de lutas em aulas remotas de educação física escolar: um relato de experiência do Pibid

Autores

  • Talyta Fagundes Teixeira Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Glaurea Nadia Borges de Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Marilúcia Ribeiro dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Gêrlan da Silva Neves Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Nadson Santana Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p94-97

Palavras-chave:

Aulas, Educação Física Escolar, Lutas

Resumo

Esse trabalho trata-se de um relato de Experiência no PIBID sobre o ensino de lutas em uma escola na cidade de Guanambi-Bahia no período da pandemia de COVID-19. O objetivo deste relato de experiência é descrever e analisar a inserção da temática lutas nas aulas de Educação Física Escolar, diante das suas limitações e possibilidades vividas no período da pandemia de COVID-19. Para o desenvolvimento, foram utilizadas as informações adquiridas a partir da observação das atividades trabalhadas nas aulas de Educação Física em uma escola municipal de Guanambi-Bahia, no segundo semestre de 2021. Como conclusão, foi perceptível que a inserção do conteúdo lutas nas aulas pode gerar um bom envolvimento e aprendizado, sendo a temática bem recebida pelos alunos, onde foi possível quebrar alguns estigmas e trazer as lutas conceituadamente e historicamente com discussões e reflexões sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/99.

GONÇALVES, Natalia. Tematizando as lutas dos desenhos animados: uma leitura crítica através da abordagem cultural. Educación Física y Deportes, Buenos Aires. n. 147, Agosto de 2010, Buenos Aires, 2010.

NASCIMENTO, Paulo Rogerio Barbosa do. Organização e Trato Pedagógico do Conteúdo de Lutas na Educação Física Escolar. Revista Motrivivência, Ano XX, nº 31, p. 36-49, dez./2018.

NUNES, Hugo Cesar Bueno. Lutas e artes marciais: possibilidades pedagógicas na Educação Física escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 183, Agosto de 2013.

RODRIGUES, Vinícius Salomão et al. As lutas na Educação Física Escolar a partir da percepção dos estudantes. RENEF, [S.l.], v.7, n. 10, p. 2 - 9, jun. 2018.

SILVA, Jaqueline et al. Ensino das lutas na educação física escolar: um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa, Revista Prática Docente. v. 5, n. 2, p. 823-842, mai/ago 2022.

SILVA, Maria Heleni Henrique da; MARTINS, Raphaell Moreira. Educação Física Escolar contextualizada e dialógica: um percurso histórico em busca das primeiras evidências antes dos anos de 1980. Corpus sci. Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 55-67, jan/jun. 2015

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

SILVA, T. F. T.; OLIVEIRA, G. N. B. de; SANTOS, M. R. dos; NEVES, G. da S.; REIS, N. S. O ensino de lutas em aulas remotas de educação física escolar: um relato de experiência do Pibid. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 94–97, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p94-97. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19236. Acesso em: 10 maio. 2024.