Experiências e vivências na educação de jovens e adultos

Autores

  • Sandra Muniz Evangelista Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Edna Barbosa dos Santos Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Anna Donato G. Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Kleonara Santos Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/2issn2595-1890.v8.i10.p84-88

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Estágio como pesquisa, Socialização

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos e o perfil dos discentes e docentes desta modalidade.  Nesse sentido abordaremos o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos, especificidades e peculiaridades de estudantes e professores dessa modalidade numa escola em Guanambi. Para tanto, durante o Estágio como pesquisa realizou-se dois movimentos, o primeiro,  na observação, pudemos suscitar questões onde pudéssemos realizar, num segundo momento uma proposta de intervenção pedagógica que contemplasse as questões observadas. Como resultados, percebemos que historicamente a EJA se constitui no Brasil, ao longo dos tempos, como forma de combate ao analfabetismo, com o passar dos anos ganhou contornos juvenis, trazendo para seus sujeitos desafios que estão pautados na escassez de políticas públicas que atendam a modalidade de maneira mais abrangente, ainda que o município possua uma base que norteie a modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Estatuto do Idoso. Dispinível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 20 set. 2022.

SALVADOR. Câmara Municipal de Salvador Diário Oficial do Legislativo : Fogos e fogueiras agravam saúde de infectados pelo novo coronavírus, Salvador - BA: Portal Câmara de Salvador, ano XXIX, n. 5.736, p. 1-74, 23 jun. 2020. Disponível em: https://www.cms.ba.gov.br/noticias/projeto-de-lei-proibe-venda-de-fogos-e-queima-de-fogueiras. Acesso em: 20 set. 2022.

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR (Salvador -BA). REALIZAÇÃO: 24 DE JUNHO DE 2020. 5.736. Diário Oficial do Legislativo: Fogos e fogueiras agravam saúde de infectados pelo novo coronavírus, Salvador - BA: Portal Câmara de Salvador, ano XXIX, n. 5.736, p. 1-74, 23 jun. 2020.

DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. P. de. Organização do trabalho pedagógico por sequência didática. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento : projetos didáticos e sequências didáticas : ano 01, unidade 06 - Brasília : MEC, SEB, 2012. p. 27 a 37.

GUANAMBI. Base Municipal Curricular de Guanambi. 1º ed. Guanambi-BA: Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico. Guanambi: Secretaria Municipal de Educação, 2020. 670 p.

HADDAD, S. e DI PIERRO, M. C.. Escolarização de jovens e adultos. Rev. Brasileira de Educação, São Paulo: São Paulo, n.714, p.108-130, 2000.

PAIVA, J.; IRELAND, T.; MACHADO, M.M. (Orgs.). Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea (1996-2004). Brasília, Distrito Federal: UNESCO/MEC, 2004.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

EVANGELISTA, S. M.; PEREIRA, E. B. dos S.; TEIXEIRA, A. D. G.; OLIVEIRA, K. S. Experiências e vivências na educação de jovens e adultos. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 84–88, 2023. DOI: 10.36112/2issn2595-1890.v8.i10.p84-88. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19232. Acesso em: 9 maio. 2024.