Educação no/do campo: desafios e perspectivas

Autores

  • Carlos André Ribeiro da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elisa Mara Lima Costa Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Rute de Jesus Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Domingos Rodrigues da Trindade Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p54-58

Palavras-chave:

Capitalismo, Educação do Campo, Escola, Movimentos Sociais

Resumo

Este texto é resultado das reflexões tecidas no Componente Curricular Núcleo de Pesquisa e Prática Pedagógica II do curso de Pedagogia do Departamento de Educação Campus XII, no semestre 2022.1. Aqui traremos algumas reflexões acerca da Educação no/do Campo, demarcando a importância dos movimentos sociais na luta da Educação do Campo e defendemos que o sistema capitalista precisa ser combatido. Evidenciamos que a Educação do Campo surge da luta de homens e mulheres em busca de igualdade. Destacamos, ainda, a importância de um currículo na Educação no/do Campo que valorize os saberes e conhecimentos produzidos pelo povo camponês, diante dessa perspectiva a escola deve organizar suas práticas pedagógicas de modo que a mesma possa oferecer uma educação crítica aos sujeitos do campo, contribuindo assim para que eles possam desenvolver seu senso crítico e a partir daí, romper com os grandes desafios que o sistema capitalista vem impondo  à Educação do Campo.

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Referências

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

SILVA, C. A. R. da; COSTA, E. M. L.; SOUZA, R. de J.; TRINDADE, D. R. da. Educação no/do campo: desafios e perspectivas. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 54–58, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p54-58. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19224. Acesso em: 10 maio. 2024.