A dança como forma de interação entre os discentes noturnos da Uneb Campus XII Guanambi

Autores

  • Lucielio dos Santos Xavier Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Iara de Oliveira e Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Lucas Machado Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Nathalia Carey Pimentel da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • João Wilker Aparecido Guimarães da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p11-14

Palavras-chave:

Dança, Vivência, Lazer, Interação

Resumo

O presente artigo relata como foi desenvolvido e implementado o projeto Dança como forma de interação entre os discentes do Campus XII, durante a disciplina de Elaboração e Análises de Projetos. A iniciativa teve como objetivo, promover um momento de interação entre esses alunos, como forma de levar não só momentos de entrosamento, bem como uma oportunidade de descontração durante o intervalo das aulas. No processo de elaboração, escrita e execução do projeto, utilizou-se como metodologia a pesquisa participativa, sua execução deu-se por meio do desenvolvimento de atividades executadas pelo pesquisador ministrando aulas de danças, contando com a colaboração dos discentes, os quais se caracterizam como o sujeito pesquisado. O projeto alcançou ótimos resultados relacionados a participação entre os discentes, bem como proporcionando uma elevação da autoestima, promoção do bem estar coletivo, lazer e quebra de rotina com momentos de descontração e muita diversão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, A. M. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.São Paulo: Atlas, 2008.

HASS, A. N.; GARCIA, Â. Ritmo e dança. Canoas. Ed. ULBRA, 2006.

MARBÁ, R. F.; SILVA, G. S. da; GUIMARÃES, T. B. Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 9, n. 1, 2016.

PEASE, A.; PEASE, B. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

PEREIRA, M. L. A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança. 2007. 187f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

XAVIER, L. dos S.; OLIVEIRA, I. de O. e; MACHADO, L.; SILVA, N. C. P. da; SILVA, J. W. A. G. da. A dança como forma de interação entre os discentes noturnos da Uneb Campus XII Guanambi. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 11–14, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p11-14. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19215. Acesso em: 9 maio. 2024.