Entrelaçamentos e cruzos: narrativas de professoras/es de educação física em tempos de pandemia no processo de orientação coletiva

Autores

  • Pedro Alves Castro Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense - FEUFF
  • João Augusto Galvão Rosa Costa Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense - FEUFF
  • Dinah Vasconcellos Terra Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense - FEUFF

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p18-21

Palavras-chave:

Narrativas, Orientação coletiva, Educação Física

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar/problematizar as narrativas escritas de professoras/es de Educação Física vinculadas/os ao Programa de Pós-Graduação em Educação, de uma Universidade Pública, pela experiência da orientação coletiva no período de pandemia do Coronavírus, questionando os seus processos, atravessamentos do fluxo narrativo, entrelaçamentos e cruzos. Situamos o trabalho no campo das pesquisas narrativas autobiográficas. Acreditamos que o processo de orientação coletiva é um espaço potente para a construção dos projetos de pesquisa, mas também, um espaço de formação importante nas trajetórias de mestrandas/dos, doutorandas/dos, e da professora universitária que os guiam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed., São Paulo – SP: Brasiliense, 1996.

FREITAS, Luís Carlos de. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio-ago., 2016. Acesso em: 18 de set. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/abstract/?lang=pt

HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Políticas Curriculares, Estado e Regulação. Educação e Sociedade, Campinas, v.31, n.113, out./dez., p.1337-1354, 2010. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/77. Acesso em: 23 ago. de 2019.

KRENAK, Aílton. O amanhã não está à venda. São Paulo, Companhia das letras, 2020.

MOTTA, Thaís da Costa; BRAGANÇA, Inês. Ferreira de Souza. Pesquisaformação: uma opção teórico-metodologica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 12, p. 1034-1049, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191/pdf. Acesso em: 12 de dez. de 2020.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram as histórias de formação. In: (Orgs.). Porque escrever é fazer história. Campinas: Editora Alínea, 2007.

RUFINO, Luiz. Pedagogia da encruzilhada. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, Almedina, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

CASTRO, P. A.; COSTA, J. A. G. R.; TERRA, D. V. Entrelaçamentos e cruzos: narrativas de professoras/es de educação física em tempos de pandemia no processo de orientação coletiva. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 18–21, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p18-21. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17802. Acesso em: 9 maio. 2024.