A construção do conhecimento científico na área educacional

Autores

  • Daniel de Jesus Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v4i1.p4-12

Palavras-chave:

Conhecimento científico, Educação, Pesquisa, Ensino

Resumo

A construção do conhecimento sobre educação abarca tanto a pesquisa como o ensino, sendo que estes constituem critérios elementares na composição da estrutura para o fazer Ciência. Este artigo analisará como o conhecimento científico é construído, com o foco em dois aspectos: A realidade e sua construção social, respaldado pela teorização de Berger e Luckmann (1985); e o olhar científico, embasado por Thomas S. Kuhn (2011), buscando aproximações com outros autores contemporâneos. Por fim, apresentará uma relação entre ensino e pesquisa educacional, atribuindo ao professor, seu lugar no cenário de debates teórico-conceituais e metodológicos, com fins, a não dicotomizar o ato de lecionar e o de pesquisar na área educacional, para favorecer a construção de conhecimentos que respondam questões latentes da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. (Série Prática pedagógica). 5. ed. Campinas: Papirus, 2006.

BERGER, P. I.; LUCKMANN, T. Introdução. In: BERGER & LUCKMANN. A Construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: vozes, 1985.

________. Os fundamentos do conhecimento na vida cotidiana. In: A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: vozes. 1985.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIRALDO, V. A. et al. O laboratório de práticas matemáticas para o ensino. In: OLIVEIRA, A.; ORTIGÃO, M. I. (eds), Referências Teórico-metodológicos de Grupos de Pesquisa em Educação Matemática. SBEM: São Paulo, 2018

KUHN, T. S. Introdução: um papel para a história. In: A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: perspectiva, 2011

__________. A rota para a ciência normal. In: A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: perspectiva, 2011

__________. A natureza da ciência normal. In: A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: perspectiva, 2011

MARTINS, M. F; VARANI, A. Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 647-680, set./dez. 2012

SANTOS, E.R. Max Weber e as categorias básicas da sociologia compreensiva: ação e relação social. In: TESKE, O.(org.) Sociologia: textos e contextos. Canoas, ULBRA, 2005.

WEISS, R. Max weber e o problema dos valores: as justificativas para a neutralidade axiológicas. Revista de Sociologia e Política, v. 22, n. 49, p. 113-137, mar. 2014.

WERNECK, V. R. Sobre o processo de construção do conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa. Avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n.51, p.173-196, abr./jun. 2006

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

SILVA, D. de J. . A construção do conhecimento científico na área educacional. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 4–12, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v4i1.p4-12. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17348. Acesso em: 9 maio. 2024.