A IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS COM OS COTIDIANOS NOS ESTUDOS E PESQUISAS NA/DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - EP: INÍCIO DE CONVERSA

Resumo

O presente artigo consiste em estudo teórico, que visa contribuir com os estudos do cotidiano na/da educação profissional, pois constata-se a preponderância da análise das determinações estruturais, com excessiva ênfase nos jogos de dominação e controle. Há poucos estudos que auxiliam na compreensão da dinâmica e complexa ação/agência que compõe as redes educativas. Os estudos dos cotidianos podem consistir em potentes dispositivos epistemológicos, ajudando na compreensão dos complexos modos de fazer e lógicas plurais que as tecem. Destaca-se a potência de tais estudos no desvelar das relações microssociológicas, apontando singularidades e dinâmicas específicas das experiências que se desdobram e compõem o mundo da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Rangel dos Reis, Instituto Federal da Bahia - IFBA
Mestre e Doutor em Educação pela UFBA. Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFBA. Associado ao Mestrado Profissional em Educação - MPED/UFBA. Pós-Doutorando em Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais pela ProPEd/UERJ (Bolsista CAPES). Participa de projetos nas áreas dos Processos Formativos, Currículo, Educação, Cuidado e Cotidianos, junto aos grupos de pesquisas FORMACCE em aberto - Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação - FACED/UFBA, e do DEVIR - Sexualidade, Gênero e Identidade em literaturas em língua portuguesa e outras expressões artísticas - IFBA. Também é coordenador de Malhas & Rizomas: grupo de estudos em Deleuze. Possui experiências nas áreas: Sociologia da Educação, Teoria Social, Etnografia da Educação e Educação Profissional.
Jocelma Almeida Almeida Rios, Instituto Federal da Bahia - IFBA
Doutora em Difusão do Conhecimento pela UFBA, Mestre em Redes de Computadores, Especialista em Projeto de Desenvolvimento de Aplicações, Bacharel em Ciência da Computação com ênfase em Análise de Sistemas pela UNIFACS, e Licenciada em Pedagogia pela FBB. É pesquisadora em análise cognitiva, comunidade de prática, construção colaborativa do conhecimento, informática aplicada à educação e à saúde e gestão da educação. É vice-líder do grupo de pesquisa Ticase, e também colabora no grupo de pesquisa Gepio. Tem experiência em Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, e em Educação, com ênfase em gestão escolar e tecnologia educacional. Atualmente, é professora de Computação, na área de Engenharia de Software, e professora do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, no IFBA.
Sílvia Elaine Almeida Lima, Instituto Federal da Bahia - IFBA
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFBA. É especialista em Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica - IFBA, e especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade da Cidade. Pós-Graduanda na especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva - IFTM. Atualmente é servidora do IFBA (Técnico Administrativo em Educação) e possui experiência em sala de aula (docência). 
Publicado
2019-12-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 465
  • PDF downloads: 178