COSMOLOGIA E KILOMBOS

território ancestral e a retomada originária

Autores

  • Jair Costa Junior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Makota Kidoiale Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.4

Resumo

Este ensaio apresenta uma crítica voltada às bases de sustentação dos modos de vida contemporâneo das sociedades ocidentais ou ocidentalizadas, sobejamente questionados em razão dos resultados constatados concernentes as incertezas quanto aos recursos naturais, tratados como matéria-prima para a produção de capital; e as relações sociais globalizadas, pautadas nas diferenças como denotativo de hierarquias. A intenção é demonstrar como a cosmovisão de uma cultura constitui-se um arcabouço de referências que orienta os comportamentos individuais, coletivos e políticos. Destacamos elementos e fenômenos oriundos dos modos de vida ocidental como herança da cultura eurocêntrica do colonialismo/imperialismo e, a contrapelo, as epistemologias do povo negro, transmitidas por meio das tradições orais, herança ontológica e cosmológica das sociedades africanas, como práticas contra-colonização do corpo, da natureza, do saber e do espírito. Evidenciado que há uma luta sendo travada no plano da cosmologia como disputa de projeto societário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Costa Junior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Sociologia pela UFMG e Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas. Membro docente do Projeto Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica (SIEX-UFMG), desde 2018, atuando também no curso de atualização em Educação para as Relações Étnico-Raciais - Africanidades Brasileiras, e pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER).

Makota Kidoiale, Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

Liderança do kilombo Manzo Ngunzo Kaiango. Mestra, professora e coordenadora no Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. Militante pelas políticas afirmativas e transmissão de conhecimentos da ancestralidade negra, visando o envolvimento da cidadania, respeito a diversidade e contra-colonização do pensamento. Coordenadora de Cultura e Idealizadora do projeto Eduka kilombu. 

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

Costa Junior, J., & Cristina da Silva, C. (2023). COSMOLOGIA E KILOMBOS: território ancestral e a retomada originária. Revista Educação E Ciências Sociais, 5(9), 68–94. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.4