INTERAÇÃO E INTERLOCUÇÃO EM ATOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

notas introdutórias

Autores

Palavras-chave:

Contação de História, Interação, Interlocução, Espaços dialógicos

Resumo

A contação de histórias consiste em uma prática da oralidade por meio da qual os sujeitos envolvidos podem experienciar o diálogo e intercambiar experiências. Isso porque o ato de contar é capaz de engendrar um espaço de encontro, fomentando o desenvolvimento de processos de interação e interlocução. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é discutir, do ponto de vista teórico, os processos de interação e interlocução que perpassam os atos de contação de histórias. Partimos do princípio de que os recursos utilizados pelo contador de histórias na construção de sua performance se prestam não apenas a conferir forma à história produzida, mas que, ao fazê-lo, funcionam como convocadores dos ouvintes, convidando-os a assumir o papel de interlocutores no ato realizado, participando ativamente como coautores da narrativa. Diante disso, a performance construída por quem conta teria no horizonte o seu interlocutor, sendo por ele influenciado e buscando a ele influenciar, aspecto que demonstraria que, no ato da contação, todos os sujeitos se afetam mutuamente. Portanto, contar, apoiado em tudo o que favorece a construção da narrativa, pode ser um chamamento ao outro, um convite ao diálogo e à cumplicidade gerada pela interação e o fazer junto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, UNEB

Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Educação a Distância: gestão e tutoria (2022). Licenciado em Ciências Biológicas (2015) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Psicanalista (NAPSI). Professor de Ciências e Biologia no Colégio Estadual São Daniel Comboni, Salvador Bahia. Coordenou oficinas terapêuticas de poesia em estágio supervisionado no Instituto de Convivência, Estudo e Pesquisa Nise da Silveira (ICEP). Atuou como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no subprojeto intitulado Ensino e Pesquisa: articulação possível (2012 - 2014) pela Universidade do Estado da Bahia. Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É voluntário de Iniciação Científica (3º ano) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Leitura e Contação de Histórias (GEPELCH) - UNEB.

Larissa Soares Ornellas Farias, Universidade do Estado da Bahia/ Professora

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1997), Especialização em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise na Université Paris VII - Denis Diderot. Mestrado em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (2000) e Doutorado na mesma área na Université Paris VII - Denis Diderot (2006). Tese de Doutoramento "A melancolia como uma das modalidades da relação do feminino ao objeto", aprovada com menção: Muito Honorável. Publicação da tese em maio 2009 pela editora Harmattan, Paris. Pesquisadora - Université Paris VII - Denis Diderot. Integrante da Association PREAUT, Programa de Pesquisa e Estudos sobre o Autismo. Exerceu como Psicologa Clínica no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Robert Ballanger, Paris, durante 12 anos. Atua em Psicologia Clínica e Hospitalar. Vem exercendo como Psicologa Clínica e Professora Adjunta Concursada na Universidade do Estado da Bahia desde março de 2012 na Graduaçao do Curso de Psicologia. Membro ativo do Grupo de Pesquisa GEPE(RS) - Grupo de Pesquisa em Psicanálise, Educaçao e Representaçoes Sociais, registrado no CNPQ, institucionalizado na Pos-Graduaçao em Educaçao e Contemporaneidade PPG-Educ da Universidade do Estado da Bahia. Desde janeiro de 2018, realiza um Pós-Doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais - EHESS - Fondation Maison des Sciences de l'Homme - Réseau Mondial Serge Moscovici - Paris/France

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora brasiliense, 1987.

BUSATTO, Cléo. Cantar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 8 ed. Petrópolis, RJ: 2012.

COSTA, Edil. O contador de histórias tradicionais: velhas e novas formas de narrar. In: MEDEIROS, F. H.; MORAES, T. M. R. Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.

GIRARDELLO, Gilka. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas, SP: Papirus, 2014.

GOMES, Elaine. A arte de narrar histórias. São Paulo: Editora Senac, 2018.

MACHADO, Regina. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Editora Reviravolta, 2015.

MATIAS, Lígia Borges. O valor da narrativa na pós-modernidade. In: TIERNO, G. A arte de contar histórias: abordagens poética, literária e performática. São Paulo: Ícone, 2010.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

MATOS, Gislayne Avelar; SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias: perguntas e respostas, exercícios práticos e um repertório para encantar. 3 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009

RODRIGUES, Abraão Carneiro do Carmo; OLIVEIRA, Rosemary Lapa de. Contação de histórias e psicanálise: a musicalidade e a ritmicidade da voz no processo de desenvolvimento da linguagem. In: XXV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNEB: EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PELA VIDA, 2021. Anais. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2021. p. 519.

RODRIGUES, Abraão Carneiro do Carmo; OLIVEIRA, Rosemary Lapa de. Contação de histórias, voz e psicanálise: potencial terapêutico da narrativa oral nos processos de linguagem. In: XXVI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNEB: VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM DEFESA DA VIDA, 2022. Anais. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2022. p. 712.

RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. A interação, o jogo e a improvisação no ato cênico essencial para contar histórias. In: GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues; NAVES, Ludmila Magalhães (Orgs.). Reinvenção da arte de contação de histórias. Rio de Janeiro, RJ: e-Publicar, 2021.

SANTOS, Robson A. Ao pé do fogo… conversas sobre oralidades. In: TIERNO, G. A arte de contar histórias: abordagens poética, literária e performática. São Paulo: Ícone, 2010.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. 3 ed. Belo Horizonte: Aletria, 2012.

SPRITZER, Mirna. A peça radiofônica: vocalidade, escuta e narração. In: MEDEIROS, F. H.; MORAES, T. M. R. Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Carneiro do Carmo Rodrigues, A., & Soares Ornellas Farias, L. (2023). INTERAÇÃO E INTERLOCUÇÃO EM ATOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: notas introdutórias. Contação De Histórias E Oralidades - CHO, 1(1), 35–52. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/18454