CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA SURDA

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Identidade, Criança surda, Libras

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de ressaltar a importância da contação de histórias a partir da Língua Brasileira de Sinais para o processo de construção da identidade das crianças surdas. É possível perceber as dificuldades que a criança tem na compreensão de contos infantis quando a língua em destaque não é a língua de sinais, portanto, faz-se necessário a estimulação acerca da literatura no ambiente educacional para aquisição do conhecimento.  O objetivo é auxiliar o entendimento do contexto literário a partir da proposta de ensino bilíngue para surdos. Assim, foi realizado esse ensaio com revisita a autores que conhecem a cultura surda e defendem os contos literários em Libras voltados para o público surdo infantil. Através deste trabalho, percebeu-se que o acervo ainda é muito escasso, tendo em vista a confecção de materiais que ainda estão limitados à língua oral, tornando o acesso ao público surdo cada vez mais raro. Diante disso, nota-se que o processo de construção da identidade da criança surda acaba sendo comprometido, uma vez que são poucas as adaptações e produções que respeitem as necessidades linguísticas e culturais do sujeito surdo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBRES, N. A. Surdos e inclusão educacional. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2010.

ALVES, A. C. C.; KARNOPP, L. B. O surdo como contador de histórias. In: LODI, A.C.B.; HARRISON, K.M.P.; CAMPOS, S.R.L.; TASKE, O. (Orgs.) Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BERNARDINO, E L A. O uso de classificadores na língua de sinais brasileira. ReVEL, v. 10, n. 19, 2012. [www.revel.inf.br].

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos – Ideologia e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão (educação infantil): dificuldades de comunicação e sinalização - surdez. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. Ed. Contexto, 2010

COSTA, E S. O contador de histórias tradicionais: velhas e novas formas de narrar. In: MEDEIROS, Fábio H. N.; MORAES, Taiza. M. R. (orgs.). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015, p. 29-38.

HALL, S. A identidade na pós-modernidade. Trad Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005

KARNOPP, L. B. Literatura Surda. Educação e Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, jun. 2006, p.98- 108.

MORGADO, M. Literatura em Línguas Gestuais. In: KARNOPP, L.B.; KLEIN. M.; LAZZARIN. M.L. L.(org.). Cultura Surda na Contemporaneidade e Negociações, Intercorrências e Provocações. Canoas: Ulbra, 2011, p.151-171.

MUNDURUKU, D. O Banquete dos deuses: conversa sobre a origem e a cultura brasileira. 2 ed. São Paulo: Global, 2009.

OLIVEIRA, R L. Mais que letrar, é urgente enleiturar. In: PEREIRA, Áurea da Silva, DIAS, Ana Regina da Silva, ALMEIDA, Risonete Lima, CORREIA, Adilson da Silva. Estágio e Prática Pedagógica: letramentos e tecnologias digitais na sala de aula (orgs). Curitiba: CRV, 2016.

OLIVEIRA, R L. O Sujeito-Leitor. 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/8743504/Sujeito_Leitor Acesso em 25 jul. 2023.

PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

PERLIN, G. O lugar da cultura surda. In: THOMA, Adriana da Silva. LOPES, MAURA Corcini (Org.) A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação, Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2004.

QUADROS, R. M. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997.

ROSA, F.S.; KLEIN. M. O que sinalizam os professores surdo sobre a literatura em livros digitais. In: KARNOPP, L. B.; KLEIN. M.; LAZZARIN. M. L. L.(org.). Cultura Surda na Contemporaneidade e Negociações, Intercorrências e Provocações. Canoas: Ulbra, 2011, p.91- 112.

SILVA, G. M. da. PARÂMETROS DA LIBRAS. UFMG, 2011, p. 9. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/eventos/dialogosdeinclusao/Parametros_da_Libras.pdf> Acesso em 20/11/2021.

SILVA, M. L de. A criança surda como contadora de histórias. VII Congresso Internacional de Educação (2017). Educação humanizadora: valorizando a vida na sociedade contemporânea.

SILVA, M B C. Arte de contar histórias: a voz, o canto, o ritmo, o estudo no percurso da história contada. In: Revista Faeeba. Ano 7, n. 1 (jan/jun, 1998) Salvador-UNEB, 1998. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/258

STROBEL, K. História da Educação de Surdos. Florianópolis: UFSC, 2008.

STROBEL, K. As imagens do outro sobra a cultura surda. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2008.

SILVA, W S; ROSA, F; KARNOPP, L. Patinho Surdo. In: #CasaLibras. [Conto publicado em vídeo, 11m54s]. São Carlos: UFSCar, 2020. Disponível em: https://youtu.be/5fG-xm493l4 Acesso em: 12/06/2022.

Downloads

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Sacramento Soares, L., Nogueira Ramos, E., & Meira Pires Carvalho, C. (2023). CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA SURDA. Contação De Histórias E Oralidades - CHO, 1(1), 18–34. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/18343