Educação Linguística Crítica e Tecnologia: Novas formas de pensamentos e construção de saberes
Palavras-chave:
Educação Linguística, Tecnologias digitais de informação e comunicação, DecolonialidadeResumo
Neste artigo discutiremos algumas possibilidades que as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) oferecem à educação linguística crítica. A ampliação do uso das TDIC em diversas situações cotidianas e a forte influência do meio digital no mundo globalizado reivindicam a construção de novas maneiras de lidar com o conhecimento e a informação. A tecnologia tem o potencial de facilitar o contato com novas culturas, cosmovisões e conhecimentos, suspendendo as fronteiras geográficas – o que demanda um manejo crítico e consciente das ferramentas digitais. Na relação entre escola e sociedade, por sua vez, promover um letramento digital tem se tornado uma questão de cidadania, visando que os alunos desenvolvam as competências necessárias para transitar no ciberespaço de forma eficiente. Logo, a inclusão das tecnologias digitais no processo educativo se mostra urgente, bem como o uso de práticas educativas mais dinâmicas e dialógicas. Dessa forma, vemos no uso pedagógico das TDIC o potencial para inverter a lógica do paradigma moderno-colonial, em que o conhecimento segue um fluxo unidirecional, do professor para os alunos, visando, por fim, fomentar a autonomia e a horizontalidade no processo de ensino-aprendizagem.
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