Sobre a Revista

Foco e Escopo

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras (ISSN: 2238-5754) é um periódico acadêmico, revisado por pares, editado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Linguística, Literatura e Artes, do campus universitário da cidade de Alagoinhas.

O periódico recebe artigos originais e inéditos escritos em Língua Portuguesa, Inglesa ou Francesa, com temática voltada aos estudos linguísticos, literários e pedagógicos, inscritos na área de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas; Estudos da Tradução; e Linguística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeiras.

Os textos submetidos devem ter a autoria de professores/pesquisadores com titulação de mestre ou doutores vinculados a Instituições de Ensino Superior; estudantes de graduação sob orientação e supervisão docente; mestrandos e doutorandos vinculados a Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Além deste público, aceita-se textos submetidos por docentes vinculados à Rede de Educação Básica Brasileira, com titulação de Especialista, Mestre ou Doutor.

A partir do ano de 2021, BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras adotará o sistema de publicação contínua. As submissões devem ser realizadas exclusivamente a partir de cadastro no sistema da Revista. Todo o processo editorial ocorre no âmbito desta plataforma e deve ser acompanhado pelos autores(as). As produções serão recebidas em fluxo contínuo, atendendo a política de cada seção.

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras não cobra nenhum tipo de taxa de processamento ou submissão aos seus autores. Todo seu conteúdo está disponibilizado em plataforma de Acesso Aberto, sem custos aos leitores e autores.

 

Indexadores:

Portal Periódicos - CAPES

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

DOAJ - Directory of Open Access Journals

LIVRE - Portal de Revistas de Livre Acesso

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

DRJI - Directory of Research Journals Indexing

Index Copernicus - ICI World of Journals

MIAR - information Matrix for the Analysis of Jounals

CiteFactor: Academic Scientific Journals

 

Estatísticas:

Relação de artigos citados - Google Acadêmico

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista adota o sistema de avaliação duplo-cega (double blind review). Após a submissão dos originais segue-se o seguinte fluxo:

  1. Os Editores(as) realizam uma avaliação preliminar para constatar a aderência dos temas abordados com o foco da revista; verifica-se o ineditismo, a originalidade, a atualidade e a pertinência da submissão. Serão também analisados: a integridade do arquivo (nos formatos: DOC, DOCX ou ODT); a integridade do material submetido (imagens, gráficos, etc); o cumprimento das normas de publicação, conforme Diretrizes para Autores e o cumprimento às Políticas Editorias da Revista. Finalizada a etapa preliminar, a submissão pode ser recusada ou encaminhada para a avaliação dos revisores(as). Recomenda-se o acompanhamento do processo na seção do sistema OJS;
  2. O trabalho, sem identificação de autoria, é encaminhado para avaliação de dois revisores(as) que podem ser membros do Comitê Científico ou pareceristas ad hoc com reconhecida competência acadêmica. Somente serão publicados os trabalhos recomendados pelos revisores. Se houver divergências entre os dois pareceres, o trabalho poderá ser encaminhado a um terceiro revisor ou analisado pelo Comitê Editorial.
  3. A decisão final para a publicação será tomada pelo Comitê Editorial e estará fundamentada pelos pareceres emitidos. Os autores(as) serão informados do resultado por meio de comunicação específica. As submissões avaliadas podem ser: recomendadas para publicação; devolvidas para a realização de correções; ou não recomendadas para publicação. Se alguma correção é exigida, o autor(a) decidirá sobre seu cumprimento, contudo, somente os trabalhos que atenderem as recomendações dos pareceristas serão publicados. Os textos não aceitos para publicação serão arquivados pelo sistema OJS e estão liberados para submissão em outros periódicos.

A verificação de indícios de plágio, auto plágio ou cópia indevida ocorre durante todo o processo de preparação para publicação. Caso o plágio seja confirmado em qualquer etapa do processo, o material será recusado.

 

Periodicidade

A partir do ano de 2021 a Revista BABEL adotará o sistema de Publicação Contínua, com um volume anual. Os artigos serão publicados à medida que concluírem o fluxo do processo editorial. Não há prazos determinados para submissões à Seção Livre.

Para mais informações sobre a publicação contínua, leia: https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/saiba-tudo-sobre-publicacao-continua/

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Código de Ética e boas práticas

Este periódico adota o Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, publicado pelo Committe on Publication Ethics - COPE como diretriz para seus procedimentos.
http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf

 

Política Antiplágio

Antes de serem encaminhados à avaliação duplo-cega, todos os originais submetidos serão analisados pelo Comitê Editorial com o objetivo de identificar possíveis evidências de plágio e auto plágio,. É responsabilidade exclusiva do autor(a) garantir a originalidade de seu texto, realizando citações e estabelecendo as referências, conforme os padrões definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na hipótese de verificação de plágio, o trabalho será imediatamente recusado.

 

Histórico do periódico

O primeiro número da revista foi lançado em 2011 como parte das ações do Grupo de Pesquisa: Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea (GPELLE), vinculado aos Colegiados da Graduação em Letras, Licenciaturas em Língua Inglesa e Francesa, à época, do Departamento de Educação, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus da cidade de Alagoinhas.

Um dos objetivos do periódico é reunir as mais variadas perspectivas e abordagens na área de Línguas e Literaturas Estrangeiras, tornando-se, assim, um veículo de divulgação de pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica de diversas universidades, centros de pesquisa do país e instituições de ensino.

O Comitê Científico é formando por um corpo de conselheiros associados a diferentes instituições de ensino superior do Brasil. Quando necessário, são convidados pareceristas ad hoc de reconhecida competência acadêmica para avaliar/revisar os originais submetidos.

Neste ano de 2021, o periódico completa 10 anos de atividade ininterrupta.