Editorial "Filosofia, Educação, Humanidades e Linguagens"

Auteurs-es

  • Cleidson de Jesus Rocha Universidade Federal do Acre

Résumé

É com satisfação que apresentamos o Vol. 2, Número 2, da Anãnsi: Revista de Filosofia dedicado ao tema Filosofia e Educação: Humanidades e Linguagens. Parte-se da ideia de que a humanidade, nos moldes da pregação iluminista, tem como chave para distinguir o homem dos demais seres vivos, a ferramenta da racionalidade. Esta faculdade, determina e autodetermina o que é o homem entre os demais seres, a partir de um manancial de valorações e justificativas que atravessa as relações sociais e tempos/espaços, instituindo os modos de enxergar a si e ao outro, expressando essas compreensões por meio da linguagem, que lhes dá sentido.

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Biographie de l'auteur-e

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Professor Adjunto na Universidade Federal do Acre. Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho com pós-doutorado pelo Programa Pesquisador Colaborador na FFLCH/USP (2018-2019). Líder do Grupo de Estudo em Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos em Educação (GESHFE/UFAC).Este artigo apresenta e discute a crítica de Theodor Adorno ao idealismo absoluto de Hegel, contida na introdução à Dialética Negativa, focando nos argumentos adornianos contra o amordaçamento da dialética na positividade. Adorno considera que é na subversão da natureza afirmativa da dialética que se pode chegar a uma determinação que não seja mera abstração, mas que alcance definitivamente o filosofar concreto. Dividido em duas partes, o artigo inicia discutindo o trânsito da dialética afirmativa à dialética negativa e depois de apontar os principais pontos de objeção ao idealismo hegeliano, alcança, na segunda parte, o principal fundamento da Dialética Negativa que é a aposta em uma lógica do não-idêntico. Finaliza destacando o aspecto prático da proposição adorniana, que consiste em uma filosofia que não cultive a dicotomia teoria x práxis, pois que a práxis é compreendida como o território, não apenas dos fazeres, mas também do pensamento, que institui realidade aos fatos sociais.  

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Publié-e

2021-12-31

Comment citer

ROCHA, C. de J. Editorial "Filosofia, Educação, Humanidades e Linguagens". Anãnsi: Revista de Filosofia (Journal de Philosophie), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 9–15, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13443. Acesso em: 20 mai. 2024.