Por uma formação emancipatória no ensino, na linguagem e na cultura das comunidades indígenas

Autores/as

  • Síglia Lima Mendes Ferraz Universidade Federal do Acre

Resumen

O presente artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo discutir os conceitos de emancipação social, a partir dos pensamentos de Boaventura Santos e desobediência epistemológica de Walter Mignolo para refletir sobre possibilidades de uma formação emancipatória no ensino, na linguagem e na cultura das comunidades indígenas. A questão central deste trabalho é: como deve ser pensada uma formação indígena emancipatória de forma a preservar sua cultura? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória. Foram desenvolvidos e discutidos os conceitos de emancipação social e desobediência epistemológica. Os resultados apontam para a necessidade de articulação entre os conceitos de emancipação social e desobediência epistemológica no processo de formação escolar indígena.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Síglia Lima Mendes Ferraz, Universidade Federal do Acre

Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Acre. Professora Mediadora na Rede Municipal de Rio Branco. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

FERRAZ, S. L. M. . Por uma formação emancipatória no ensino, na linguagem e na cultura das comunidades indígenas. Anãnsi: Revista de Filosofía , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 106–111, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13457. Acesso em: 20 may. 2024.