A concepção de emancipação humana na perspectiva marxiana

Autores/as

  • Naiara de Souza Fernandes Universidade Federal do Acre
  • Anselmo de Jesus Damasceno Universidade Federal do Acre
  • Lenilda Rego Albuquerque de Faria Universidade de São Paulo

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar a concepção de emancipação humana na perspectiva marxiana, compreendendo a centralidade do trabalho e da educação como categorias centrais no processo de desenvolvimento da formação humana, bem como para a sua emancipação. Desse modo, o método escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da perspectiva do materialismo histórico dialético, por meio de obras clássicas de Marx, buscando explicar a concepção de emancipação humana, além de obras de autores marxistas que discorrem sobre a questão da formação humana e da constituição do ser social, tais como: Iasi; Lima; Silva; Marx; Engels; Mészáros; Tonet; Torres. Conclui-se que o trabalho e a educação, corroboram com essa concepção de emancipação humana Marxiana, pois são categorias centrais para o desenvolvimento da formação humana, bem como para a sua emancipação enquanto sujeitos sociais. Portanto, o ato educativo torna-se o principal responsável por essa formação, tendo por finalidade a transmissão e a difusão da cultura clássica e da inserção das novas gerações nas forças produtivas do trabalho.

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Biografía del autor/a

Naiara de Souza Fernandes, Universidade Federal do Acre

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Acre

Anselmo de Jesus Damasceno, Universidade Federal do Acre

Este artigo tem por objetivo analisar a concepção de emancipação humana na perspectiva marxiana, compreendendo a centralidade do trabalho e da educação como categorias centrais no processo de desenvolvimento da formação humana, bem como para a sua emancipação. Desse modo, o método escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da perspectiva do materialismo histórico dialético, por meio de obras clássicas de Marx, buscando explicar a concepção de emancipação humana, além de obras de autores marxistas que discorrem sobre a questão da formação humana e da constituição do ser social, tais como: Iasi; Lima; Silva; Marx; Engels; Mészáros; Tonet; Torres. Conclui-se que o trabalho e a educação, corroboram com essa concepção de emancipação humana Marxiana, pois são categorias centrais para o desenvolvimento da formação humana, bem como para a sua emancipação enquanto sujeitos sociais. Portanto, o ato educativo torna-se o principal responsável por essa formação, tendo por finalidade a transmissão e a difusão da cultura clássica e da inserção das novas gerações nas forças produtivas do trabalho.

Lenilda Rego Albuquerque de Faria, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo

Publicado

2022-01-05

Cómo citar

FERNANDES, N. de S. .; DAMASCENO, A. de J. .; FARIA, L. R. A. de . A concepção de emancipação humana na perspectiva marxiana. Anãnsi: Revista de Filosofía , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 95–105, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13456. Acesso em: 20 may. 2024.