Education in Adorno

Auschwitz as a lesson and demand of a new moral imperative

Authors

  • Cleidson de Jesus Rocha Universidade Federal do Acre
  • Maria Aldecy Rodrigues de Lima Universidade Federal do Acre

Abstract

The present article aims to present the issue of Education and Emancipation in T. W. Adorno, discussing, in its core, his theory of semiculture, characterized by the collapse of cultural formation that is observed everywhere, even in the stratum of the cultures, not being exhausted because of the force impressed on the products of the cultural industry, allied to the ills of society, the inadequacies of the system and methods of education. In the end, we intend to take Auschwitz as a lesson and insist on a new moral imperative capable of blocking any attempt to repeat such experiences as the Holocaust.

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Author Biographies

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Professor Adjunto na Universidade Federal do Acre. Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho com pós-doutorado pelo Programa Pesquisador Colaborador na FFLCH/USP (2018-2019). Líder do Grupo de Estudo em Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos em Educação (GESHFE/UFAC).Este artigo apresenta e discute a crítica de Theodor Adorno ao idealismo absoluto de Hegel, contida na introdução à Dialética Negativa, focando nos argumentos adornianos contra o amordaçamento da dialética na positividade. Adorno considera que é na subversão da natureza afirmativa da dialética que se pode chegar a uma determinação que não seja mera abstração, mas que alcance definitivamente o filosofar concreto. Dividido em duas partes, o artigo inicia discutindo o trânsito da dialética afirmativa à dialética negativa e depois de apontar os principais pontos de objeção ao idealismo hegeliano, alcança, na segunda parte, o principal fundamento da Dialética Negativa que é a aposta em uma lógica do não-idêntico. Finaliza destacando o aspecto prático da proposição adorniana, que consiste em uma filosofia que não cultive a dicotomia teoria x práxis, pois que a práxis é compreendida como o território, não apenas dos fazeres, mas também do pensamento, que institui realidade aos fatos sociais.  

Maria Aldecy Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Acre

Professora Associada do Centro de Educação e Letras do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Leciona disciplinas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFAC. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais – GEPED.

Published

2021-12-31

How to Cite

ROCHA, C. de J.; LIMA, M. A. R. de . Education in Adorno: Auschwitz as a lesson and demand of a new moral imperative. Anãnsi: Revista de Filosofia (Philosophy Journal), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 49–60, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13444. Acesso em: 20 may. 2024.