Saberes Ancestrais e Transformação Local

uma análise da pesquisa do MPEJA no recôncavo da Bahia

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Saberes Ancestrais., MPEJA, Comunidade Epistêmica

Resumo

Este texto apresenta um recorte da pesquisa de doutorado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC). O objetivo geral da tese é analisar o conhecimento produzido pelas pesquisas do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realizadas em comunidades situadas no Território do Recôncavo da Bahia. Nesse recorte específico, busca-se compreender os conhecimentos desenvolvidos e consolidados pela pesquisa do MPEJA no referido território, com ênfase na intervenção e transformação da realidade local, especificamente no município de Maragojipe-Ba. A análise concentra-se em comunidades epistêmicas a partir de uma perspectiva interdisciplinar, no Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição (CENSC) – EJA; e Mulheres Ceramistas de Coqueiros. A metodologia adotada segue uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória, na medida em que promove a familiarização do pesquisador com o tema investigado. Dada sua especificidade, a pesquisa assume o formato de um estudo de caso múltiplo, orientado por uma perspectiva multirreferencial. Para a produção do material empírico, foram utilizados procedimentos de pesquisa de campo, com estratégias que incluíram entrevistas, círculos de cultura e conversas informais com moradores. Como resultado do estudo, identificamos que a pesquisa na comunidade do CENSC – EJA e Mulheres Ceramistas de Coqueiros resultou na criação de um blog para registrar informações da dissertação. Com quatro postagens entre 2020 e 2021, o blog destaca saberes ancestrais e iniciativas locais. Apesar de sua relevância, o blog está inativo desde 2021 e precisa ser retomado para fortalecer a valorização cultural e o protagonismo dos estudantes na EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez da Silva Paz, Faculdade Brasileira do Recôncavo

Doutor em Difusão do Conhecimento, Mestre e Especialização em Educação de Jovens e Adultos, Gestão e
Coordenação Escolar; Graduado em Pedagogia; membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores,
Autobiografia e Políticas Públicas / Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social e do Fórum EJA Recôncavo. Atualmente é Professor da Faculdade Brasileira do Recôncavo e do Colégio Municipal da
Embira – Cruz das Almas-BA.

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado pela Open University – Reino Unido – Knowledge Media Institute (KMi-OU). Doutor em
Difusão do Conhecimento, Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Psicopedagogia e em
Metodologia do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia. Professor do Departamento de Ciências Humanas e
Tecnologias (DCHT-UNEB), Campus XIX; Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-
Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação,
Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social.

Referências

BATISTELLA, C. E. C; NORONHA, A. B. M.; MILAGRES, L. F. Comunidades epistêmicas e os desafios na formação de técnicos em saúde na pandemia de covid-19. Rev Panam Salud Publica, v. 47, 2023. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/57131/v47e12023.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 de outubro de 2023.

BRASIL. II Caderno de educação popular em saúde. Brasília: Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf. Acesso em: 12 de outubro de 2023.

GOMEZ, M. V. A partir da pergunta. In: Círculo de cultura Paulo Freire: arte, mídia e educação [recurso eletrônico]. FRANCO, M.; GOMEZ, M. V. (orgs.). São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2015.

GOMEZ, M. V. A partir da pergunta. In: Círculo de cultura Paulo Freire: arte, mídia e educação [recurso eletrônico]. FRANCO, M.; GOMEZ, M. V. (orgs.). São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2015.

HAAS, P. Introduction: epistemic communities and international policy coordination. International Organization, v. 46, n. 1, p. 01-35, 1992.

MALDONADO-MALDONADO, A. Comunidades Epistémicas: Una Propuesta Para Estudiar El Papel De Los Expertos En La Definición De Políticas En Educación Superior En México. Revista de la Educación Superior, v. XXXIV (2), n. 134, p. 107-122, abril-junio, 2005.

MATOS, F. A formação de comunidades epistêmicas e a construção do Observatório da Governança das Águas no Brasil. Revista Espacios, v. 37, n. 34, 2016. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n34/16373411.html. Acesso em: 11 de outubro de 2023.

MARQUES, M. (2020). Mulheres ceramistas de Coqueiros: saberes, ancestralidades étnicas e a EJA. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado da Bahia.

MARAGOGIPE. (2021). Vídeo institucional: saberes étnicos das ceramistas de Coqueiros. Disponível no blog Mulheres Ceramistas. www.mulheresceramistasdecoqueiros.blogspot.com

PPGDC. Proposta do Curso. Disponível e: http://www.difusao.dmmdc.ufba.br/pt-br/proposta. Acesso em: 20 de novembro de 2021.

SILVA, F. E. B. da; NASCIMENTO, H. M. F. do; COSTA, F. C. de M. Círculo de cultura do LEFREIRE/UERN: aproximações e distanciamentos do saber e do fazer, 2017, p. 316-26. Disponível em: http://periodicos.ufersa.edu.br/revistas/index.php/includere. Acesso em: 13 de outubro de 2023.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Matriz Curricular do Programa de Pós-Graduação de Jovens e Adultos MPEJA, 2015. Disponível em: http://www.uneb.br/mpeja/files/2015/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-01.15-001.jpg. Acesso em: 15 de abril de 2023.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Proposta de Curso Novo MPEJA, 2012. Disponível em: http://www.uneb.br/ mpeja/proposta-de-curso/. Acesso em: 15 de abril de 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-03-19

Como Citar

SILVA PAZ, J. da; FERREIRA RIBEIRO, S. Saberes Ancestrais e Transformação Local: uma análise da pesquisa do MPEJA no recôncavo da Bahia. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 92–104, 2025. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/rieja/article/view/23348. Acesso em: 11 jun. 2026.