Educação de jovens e adultos

sonhos e desafios

Autores

Palavras-chave:

EJA, Andragogia, Aprendizagem significativa, Transformação do adulto

Resumo

O artigo "Educação de Jovens e Adultos: sonhos e desafios", analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do contexto neoliberal, destacando a crescente demanda por educação formal entre adultos em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho. Fundamentado na Andragogia, o estudo enfatiza a importância de métodos de ensino que considerem as experiências e necessidades dos alunos, muitas vezes negligenciadas nas abordagens tradicionais. Este artigo traça a evolução histórica da EJA, citando marcos legais como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que garantem a educação como um direito. Por meio de relatos de experiências em sala de aula, eles identificam desafios como a falta de materiais adequados e a infantilização dos conteúdos, que dificultam o aprendizado. O artigo conclui que a EJA deve ser uma ferramenta de transformação social, permitindo que adultos superem limitações e alcancem um aprendizado significativo, alinhado às suas vivências e aspirações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Noffs, Faculdade de Educação (PUC-SP)

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), professora titular da Faculdade de Educação (PUC-SP), vinculada ao curso de Graduação em Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [1988]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 out. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1988]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em: 30 out. 2024.

FREIRE, Paulo: A importância do ato de ler - em três artigos que se completam. 47. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (orgs). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.

KNOWLES, M.S; HOLTON, E.F; SWANSON, R. A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Tradução: Sabine Alexandra Holler. Rio de Janeiro: Eselvier, 2009.

MOURA, Tania Maria de Melo (org.). Educação de jovens e adultos: currículo, trabalho docente, práticas de alfabetização e letramento. Maceió: Edufal, 2008.

NOFFS, Neide A.; BARBOSA, Paulo R.; SOUZA, Claudia X. C. Andragogia: Reflexões sobre a aprendizagem na terceira idade. In: CAIERÃO Iara; CERONI, Denise Costa (orgs.). O aprender na terceira idade: diferentes olhares e práticas. Rio de Janeiro: Wak, 2021. p. 33-45.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-03-19

Como Citar

NOFFS, N. Educação de jovens e adultos: sonhos e desafios. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 17–24, 2025. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/rieja/article/view/22249. Acesso em: 11 jun. 2026.