O UPT é um laboratório de experimentos didáticos que tem possibilitado a concretização do sonho de estudantes em ingressar na Universidade Pública. Através das monitorias, a formação docente tem sido aprimorada enquanto espaço de vivência no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.

Esta publicação configura-se como um espaço de trocas de saberes com sistematizações das experiências vivenciadas por monitoras/es, Gestoras/es e Coordenadoras pedagógicas ao longo dos anos de 2024 e 2025.

Organizadoras

Silvana Gomes Nunes — Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Coordenadora UPT Senhor do Bonfim 2024-2025.

Viviane Brás dos Santos — Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Coordenadora UPT Senhor do Bonfim 2024-2025.

Simone Ferreira de Souza Wanderley — Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Coordenadora UPT Senhor do Bonfim 2024-2025.

Pareceristas ad hoc

Dandara Matos
Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus VII. Doutoranda em História na Universidade Estadual de Campinas.

Maicon Vinicius Pereira Dias
Professor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia – Campus VII. Mestre em Artes Cênicas.

Capa e Arte

Maira Ribeiro da Silva
Estudante do curso de Enfermagem – Campus VII. Monitora apoiadora da coordenação pedagógica UPT (gestão 2025).

Publicado: 2025-12-20

Desafios da Permanência no Programa Universidade Para Todos: Ipiaú e Ibirapitanga como estudo de caso

Lucas Brito de Santana, Izabel Cristina Lima Dias Alves, Larissa de Jesus Cabral, Danilo Sande Santos, Michel Felipe Lima de Araujo

e202506v3