v. 10 n. 25 (2025): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

					Visualizar v. 10 n. 25 (2025): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

Fluxo contínuo - 2025

Publicado: 2025-05-08

Artigos

  • A criança de terreiro que fui e outras confluências formativas de vida e docência

    Stela Guedes Caputo
    e1235
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1235
  • O pó da estrada: lembranças-trajeto do aprender

    Magda Lucia Vilas-Boas, Thiago Henrique Barnabé Corrêa
    e1236
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1236
  • Por uma pesquisa escrevivente: entrelaçando caminhos, narrativas e escritas

    Michelle Dantas Ferreira, Adrianne Ogêda Guedes, Edilane Oliveira da Silva, Vitória da Silva Bemvenuto Bonifacio
    e1237
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1237
  • Imigrantes holandeses no Rio Grande do Sul: narrativas e memórias

    Andrei Nasser Wichrestink, Cláudia Shemes
    e1238
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1238
  • As transformações do meio rural e as memórias dos idosos: uma análise autobiográfica

    Lidia de Jesus Souza, Rita de Cássia Pereira Farias, Edna Lopes Miranda
    e1239
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1239
  • Entre o memorável e o esquecido: resquícios de nomes, datas e afetos na constituição da identidade docente

    Sandra Novais Sousa, Jefferson Ribeiro da Silva, Julio Cesar Floriano dos Santos, Matheus Bezerra de Souza
    e1242
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1242
  • Memórias de um aprendiz em diálogo com Paul Ricoeur: aproximações autobiográficas

    Euler Renato Westphal
    e1243
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1243
  • O corpo como centralidade plural e complexa: leitura (auto)biográfica a partir do diário de pesquisa

    Francisco Vieira de Oliveira, Joaquim Barbosa
    e1247
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1247
  • A questão ambiental em uma trajetória docente: biografia articulada a eventos ambientais

    Leila Magali Stein, Rossano André Dal-Farra
    e1249
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1249
  • Aprendendo a ser assessora pedagógica universitária: um estudo narrativo da experiência

    Michelle Protasio, Gionara Tauchen
    e1252
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1252
  • (Con)vivendo com a hanseníase: entre histórias de vida e saúde

    Thais Tamy Watanabe, Igor Henrique Teixeira Fumagalli, Luana Pinho de Mesquita Lago
    e1253
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1253
  • Os professores que habitam em mim: marcas da docência em narrativas (auto)biográficas

    Felipe da Costa Negrão, Amarildo Menezes Gonzaga
    e1256
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1256

Dossiê Literatura, narrativa e (auto)biografia

  • Nosotros Literaturamos: uma valija, pólvora e espaços outros para fazer (de nós) histórias

    Phelipe Cerdeira, Felipe de Alvarenga Ferreira, Filipe Alves Bezerra Falcão
    e1222
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1222
  • Eu, eu mesmo e Irene; minhas mães e Carolina… você e Shakespeare: sempre a mesma história

    Rafael Manfrinatto de Carvalho
    e1223
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1223
  • A ironia na narrativa de Jorge Luis Borges e a arte de contar histórias

    Rafaela Pereira Cerqueira, Edson Oliveira da Silva
    e1224
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1224
  • Compreendendo o mundo por meio do conto: a influência da literatura no desenvolvimento infantil

    Michelle Duarte da Silva Schlemper
    e1225
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1225
  • A arte de enredar em “Gretel, a esperta” dos irmãos Grimm

    Gisele Gemmi Chiari
    e1226
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1226
  • A literatura infantil e as representações da identidade negra

    Herbete Gomes Aleixo, Elen Karla Sousa da Silva
    e1227
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1227
  • (Os) método(s) biográficos de Mary Del Priore em Tarsila: uma vida doce-amarga

    Fabiana Vasconcelos Mendes
    e1228
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1228
  • A autobiografia do Príncipe Harry como um processo de auto-organização e reflexões sobre pertencimento do sujeito

    Ana Claudia de Almeida
    e1229
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1229
  • Configurações da docência feminina em escritos pedagógicos da educadora Rosália Sandoval (1918-1921)

    Hebelyanne Pimentel da Silva
    e1230
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1230
  • As cartas pessoais de Pe. Galanti: ps. aguardo sua resposta

    Ligia Bahia Mendonça
    e1231
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1231
  • A (auto)biografia e a poética do habitar em “Istambul: memória e cidade”, de Ohran Pamuk

    Rodrigo Vitorino Assumpcão, Ecleide Cunico Furlanetto
    e1232
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1232
  • Cartas e amor para além da escravidão: um diálogo com Isaac Forman, Juana de La Pátria e Esperança Garcia

    Francilene Brito da Silva
    e1233
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1233
  • Em uma nova viagem à Europa: escrita de si nas cartas de Francisco Lins ao Minas Geraes (1930)

    Daise Silva dos Santos
    e1234
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1234