Como nos tornamos professores da educação profissional e tecnológica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1277

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes docentes em Geografia, Educação Profissional e Tecnológica, Método (Auto)biográfico

Resumo

Este artigo aciona memórias formativas decorrentes da licenciatura em Geografia e apresenta escritos sobre a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo é refletir sobre o movimento de tornar-se professor no âmbito da EPT dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), entrecruzando memórias de formação docente às tessituras da profissão. O estudo aporta à pesquisa narrativa, que toma as escritas de si para arregimentar e colocar em cena os modos de se conceber e se perceber professor. Para tanto, a narrativa (auto)biográfica grafa o desalinhavo teórico-conceitual sobre formação docente, saberes de professores de Geografia e Educação Profissional e Tecnológica, a fim de enlaçar fios que compõem a tessitura das aprendizagens da docência na EPT e o trato com o Ensino Médio Integrado (EMI).  Os escritos evidenciam que o processo de se tornar professor da EPT é um movimento autoformativo, em construção, que requer a compreensão da própria modalidade enquanto concepção que parte da promoção de uma formação integral, humanista, contra o esfacelamento do Estado democrático de direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josias Silvano de Barros, Instituto Federal da Paraíba

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFPB. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Mestre em Formação de Professores pela UEPB. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (Educação) pela UFPI. Graduações em Geografia, Pedagogia e Comunicação Social - jornalismo. Membro do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq.

Referências

BARROS, Josias Silvano de. Tirinhas na Educação Geográfica: prática docente no Ensino Médio Integrado. In: BARROS, Josias Silvano de; ARAGÃO, Wellington Alves (Orgs.). Ensino de Geografia na Educação Profissional e Tecnológica. Curitiba: CRV, 2024, p. 109-125.

BARROS, Josias Silvano de. Saberes de Professores de Geografia: histórias de vida, formação e docência. Curitiba: Editora CRV, 2023.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 21 mai. 2024.

BOLÍVAR, Antonio (Org.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. Bauru-SP: EDUSC, 2002.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. 20 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, Lana De Souza. Formação inicial de professores de Geografia no Brasil: diretrizes e demandas para uma qualificação profissional. REIDICS, 13, 33-51. Disponível em: https://revista-reidics.unex.es/index.php/reidics/article/view/2244/2131. Acesso em: 16 mai. 2024.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

CIAVATTA, Maria. Formação Integrada:a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-105

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução e revisão científica de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. 2 ed. Natal/RN: EDUFRN, 2014.

FONTANA, Roseli A. Como nos tornamos professoras? 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. 2 ed. Trad. Maria Nóvoa. Natal: EDUFRN, 2014, p. 57-76.

LACERDA, Nilma Gonçalves. Manual de tapeçaria. 3 ed. Rio de Janeiro: Revan, 2006.

NÓVOA, António. Os professores e as suas histórias de vida. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de Professores. 2 ed. Porto – Portugal: Porto editora, 2013, p. 11-30.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 8 (2), 2008. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbla/a/gPC5BsmLqFS7rdRWmSrDc3q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 mai. de 2024.

PINHEIRO, Antonio Carlos. Formação docente em geografia: uma problematização necessária. In: PINHEIRO, Antonio Carlos; SOUZA, Vanilton Camilo de. (Orgs.). Formação e práticas docentes em educação geográfica. João Pessoa-PB: Editora UFPB, 2020, p.26-45.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 107-128.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 4 ed. São Paulo: Nobel, 1998.

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Trad. Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

TARDIT, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

BARROS, J. S. de. Como nos tornamos professores da educação profissional e tecnológica? . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 10, n. 25, p. e1277, 2025. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2025.v10.n25.e1277. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/rbpab/article/view/23061. Acesso em: 22 abr. 2026.

Edição

Seção

Dossiê formação docente e trajetórias profissionais: narrativas (auto)biográficas entre experiências e resistências