A importância do Atlas linguístico do Brasil para o ensino de português

Autores

  • Josane Moreira de Oliveira
  • Marcela Moura Torres Paim
  • Silvana Soares Costa Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5584

Palavras-chave:

Variação linguística, Ensino de Língua Portuguesa, Atlas linguísticos

Resumo

Este artigo trata da importância dos atlas linguísticos para o ensino, destacando a publicação do Atlas linguístico do Brasil, que objetiva oferecer subsídios para o aprimoramento do ensino/aprendizagem de língua portuguesa e para uma melhor interpretação do caráter multidialetal do Brasil, além de proporcionar aos interessados, sobretudo aos professores, nos estudos linguísticos um considerável volume de dados que permita aprofundar o conhecimento da realidade linguística do português brasileiro, refletindo sobre as variantes de que se reveste a nossa língua, bem como encontrar meios de, sem desprestigiar os seus dialetos de origem, levar os estudantes ao domínio de uma variedade tida como culta. Assim, discute-se a significativa contribuição dessa obra para o conhecimento da realidade linguística do português do Brasil, visto que o atlas pode otimizar e motivar atividades em sala de aula, podendo também ser explorado nas demais disciplinas do currículo escolar.

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

OLIVEIRA, J. M. de; PAIM, M. M. T.; RIBEIRO, S. S. C. A importância do Atlas linguístico do Brasil para o ensino de português. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, p. 212–221, 2019. DOI: 10.35499/tl.v12i0.5584. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5584. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL