“É bom a gente aprendê mais, falá melhó”: crenças e atitudes linguísticas dos sambadores e sambadeiras de roda do grupo Samba Chula de São Braz

Autores

  • Daisy Cordeiro
  • Lúcia Maria de Jesus Parcero

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5571

Resumo

Este artigo é uma amostra dos achados de uma dissertação de mestrado em andamento intitulada Sambando na cara da sociedade: a resistência na atitude e nos usos linguísticos no contexto do Samba Chula de São Braz. As crenças e atitudes linguísticas dos falantes influenciam o modo como estes percebem uma língua ou variedade linguística. Com isso, este trabalho objetiva analisar a relação das atitudes linguísticas dos sambadores e das sambadeiras do grupo Samba Chula de São Braz com o ensino da norma padrão da Língua Portuguesa e com a percepção das variedades do português brasileiro. A metodologia empregada é descritiva e segue os pressupostos da Sociolinguística Interacional e da Etnografia da Comunicação (qualitativa e interpretativa). Para isso, foram realizadas entrevistas além de observação dos ensaios do grupo em São Braz, comunidade que fica a cerca de 7 quilômetros do centro de Santo Amaro e é uma das comunidades reconhecidas como quilombo na Bahia. O estudo deste tema é pertinente para identificar como uma atitude positiva sobre determinada variedade linguística caracteriza a afirmação da identidade étnico-racial das sambadeiras e dos sambadores de São Braz, ou seja, como o uso da língua pode marcar seu lugar de resistência na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

CORDEIRO, D.; PARCERO, L. M. de J. “É bom a gente aprendê mais, falá melhó”: crenças e atitudes linguísticas dos sambadores e sambadeiras de roda do grupo Samba Chula de São Braz. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, p. 145–160, 2019. DOI: 10.35499/tl.v12i0.5571. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5571. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL