Representação do negro

considerações sobre o PNLD 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.16039

Palavras-chave:

Programa Nacional do Livro Didático , História Afro-brasileira, Estereótipos, Texto Literário

Resumo

O livro didático é um grande instrumento difusor de ideias na escola e também construtor de novos conceitos. Para discutir a representação do negro no Plano Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD, este trabalho apresenta um arcabouço teórico sobre estereótipos e insultos raciais, com o intuito de evidenciar os desafios da dinâmica social brasileira, bem como abordar as políticas públicas de ensino de língua portuguesa e literatura à luz da implementação das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, como ações do governo federal para combater o racismo e promover uma educação afirmativa quanto às relações raciais e étnicas nas escolas de educação básica do país. Por fim se discute a representatividade do negro nos textos literários dos livros didáticos. Esta pesquisa é exploratória com procedimentos de revisão bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa-interpretativa em conformidade com as reflexões de Roger Chartier, Jeanne Marie Gagnebin, Judith Butler, Stuart Hall, entre outros. Embora procure dar voz à negra e ao negro, pelo cumprimento de leis, os livros didáticos, mantém o enfoque eurocêntrico e etnocêntrico tornando-os pequenos aos olhos de estudantes e professores. Imageticamente, o número de vezes em que a mulher branca e o homem branco são representados nos livros didáticos superam em demasia a mulher negra e o homem negro, projetando e concretizando o imaginário social hierárquico colonialista e perpetua dos no meio escolar.

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Biografia do Autor

Ilca Guimarães da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da UNEB, Campus I. Licenciada em Letras Vernáculas e Especialista em Estudos Literários pela UEFS. Especialista em Educação a Distância pela UNEB. Atualmente é diretora da rede estadual do Colégio Estadual General Dionísio Cerqueira. Ganhadora do prêmio Educar para equidade racial e de gênero, CEERT.

Oton Magno Santana dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL/UNEB.

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Publicado

2023-06-18

Como Citar

DA SILVA, I. G.; DOS SANTOS, O. M. S. Representação do negro: considerações sobre o PNLD 2021. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 219–230, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i1.16039. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/16039. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS