Crenças e atitudes linguísticas de professores do ensino médio sobre a retomada anafórica de terceira pessoa

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DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v16i1.13530

Resumo

Este trabalho objetivou verificar crenças e atitudes linguísticas de professores de língua portuguesa do ensino médio de uma escola pública de Salvador, Bahia, Brasil, no tocante às convenções linguísticas institucionalizadas, de modo a compreender a valorização ou a rejeição das variedades da língua em uso e refletir sobre o ensino de língua portuguesa materna. A pesquisa norteou-se na abordagem teórica da Sociolinguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 2008 [1972]; GÓMEZ MOLINA, 1998; MORENO FERNÁNDEZ, 2008), optando pela análise qualitativa e descritiva, a partir de testes de atitudes de abordagem direta. Esses testes revelaram crenças dos professores na superioridade da norma padrão e na dualidade certo/ errado, negando a variabilidade própria das línguas. Percebemos que as crenças sobre a língua portuguesa guiam as atitudes dos professores que, ao avaliar textos de alunos, os consideram insuficientes e cheios de erros por não atingirem um ideal de língua. Os docentes também demonstraram conhecimento da diversidade linguística, de gêneros textuais e da tipologia dissertativo-argumentativa. Observamos que enquanto o ensino tradicional tem metodologia clara, considerar a diversidade linguística exige metodologias diversas, o que depende da formação de professores pesquisadores autônomos, que ressignificam seu fazer docente na indissociabilidade da teoria e da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Claúdia Norete Novais Luz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2009), título da dissertação "Velejando nas águas da retomada anafórica do objeto direto anafórico: um cruzeiro na fala de Salvador". Possui graduação em Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Jorge Amado (2006). Atuou como professora no Centro Universitário Jorge Amado de 2010 até 2021, sendo vinculada ao curso de Letras, ministrando aulas das disciplinas Relações Sintáticas, Morfologia, Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Semântica, Tópicos em Língua Portuguesa e, também de Produção Textual. Também atua na Rede Pública Estadual da Bahia como professora de Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola, concursada desde 1991. Foi professora substituta pela Universidade do Estado da Bahia em Itaberaba, ministrando aulas de Sintaxe e Morfologia da Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, objeto direto, clítico acusativo, pronome lexical e sociolinguística.

 

Sandra Carneiro de Oliveira, UFBA

Sandra Carneiro de Oliveira é doutora em Língua e cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Estudo de linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Estudos linguísticos e literários pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA) e licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professora da área de estágio supervisionado em língua portuguesa nos cursos de licenciatura em Letras na Faculdade de Educação da UFBA. Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora da UFBA/Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), professora visitante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e professora da Educação Básica no município de Santaluz, BA. Tem experiência nas áreas de Sociolinguística, Estágio Supervisionado e Ensino de Língua Portuguesa. Participa do Grupo de Pesquisa Fala e Contexto no Português Brasileiro (GconPort - UNEB), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING - UFBA) e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Línguas (GEPELIN - UFOB). Coordena com Fátima Aparecida de Souza o Grupo de Extensão Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: concepções e práticas - GEELP.



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Publicado

2022-06-23

Como Citar

LUZ, C. N. N.; CARNEIRO DE OLIVEIRA, S. Crenças e atitudes linguísticas de professores do ensino médio sobre a retomada anafórica de terceira pessoa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 127–145, 2022. DOI: 10.35499/tl.v16i1.13530. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/13530. Acesso em: 28 mar. 2024.

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ARTIGOS