O Minecraft e o Tangram no desenvolvimento do raciocínio lógico- matemático

Autores

  • Filomena M. G. S. C. Moita Universidade Estadual da Paraíba
  • Lucas Henrique Viana Universidade Estadual da Paraíba
  • Yalorisa Andrade Santos Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Os games vêm transformando as formas como as pessoas se divertem, comunicam-se e aprendem. Trata- se de um fenômeno cultural, que invade todos os espaços, devido à sua facilidade de acesso. Um gameque vem despertando o interesse de pessoas de todas as idades e, inclusive, de pesquisadores é o Minecraft, que tem diversas características que o possibilitam ser utilizado em ambientes educacionais. Tendo em vista a popularidade desse game, suas possibilidades de ser utilizado em processos de ensino e aprendizagem e algumas lacunas existentes nos conhecimentos lógico- matemáticos de alguns estudantes, este artigo objetiva apresentar os resultados obtidos com seu uso no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolvida fez uso da abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com estudantes do oitavo ano de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. As atividades aplicadas consistiram em desafios fundamentados no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Um desses desafios era focado na representação de um Tangram analógico dentro do universo do Minecraft, que é composto de blocos cúbicos. Esse desafio específico instigou os estudantes a aplicarem diversos conhecimentos de caráter físico, social e lógico- matemático para tentar concluí-lo, além de mobilizar trabalhos cooperativos, coordenativos e cocriativos. Os resultados revelaram que o Minecraft contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e de outros conhecimentos e também que são necessárias mais investigações em que se explorem as diferentes possibilidades oferecidas por esse game.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, G. C. AND BARGUIL, P. M., 2016. O conhecimento lógico-matemático e a educação infantil. In: Andrade, F. A., Guerra, M. A. M. A., Juvêncio, V. L. P. and Freitas, M. S. (Orgs.) Caminhos da educação: questões, debates e experiências. Curitiba: CRV. 201-208.

BOALER, J., 2018. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental., 1977. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF.

CERQUEIRA, E. M., TOLEDO, M. A., DANTAS, R. S., SANTOS, R. P. L. AND HEES, L. W. B., 2018. Jogos lúdicos como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático nas séries finais do ensino fundamental I. Ensaios Pedagógicos. 2 (1). 89-100.

CIPOLLONE, M., SCHIFTER, C. C. AND MOFFAT, R. A., 2014. Minecraft as a Creative Tool: A Case Study. International Journal of Game-based Learning, 4 (2), 1-14.

DUTRA, C. C. M., 2005. A construção do conhecimento lógico-matemático na educação infantil: reflexões sobre a prática em sala de aula. Monografia de especialização, Universidade Federal de Santa Maria.

ELLISON, T. L., EVANS, J. N., 2016. Minecraft, teachers, parents, and learning: What they need to know and understand.School Community Journal, 26(2),25–44

GEE, J. P., 2010. Bons Videojogos + Boas Aprendizagens. Lisboa: Fnac.

GRAY, D. E., 2017. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Penso Editora.

KAMII, C., 1998. A criança e o número. Campinas: Papirus.

MCGONIGAL, J., 2011. Reality is broken: Why games make us better and how they can change the world. Penguin.

MOITA, F. M. G. S. C., 2007. Game on: jogos eletrônicos na escola e na vida da geração @. Campinas: Alínea.

PIAGET, J., 2007. Epistemologia Genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes.

PRENSKY, M. 2001. Digital Game-Based Learning. New York: McGraw-Hill.

SHORT, D. 2012. Teaching Scientific Concepts using a Virtual World–Minecraft. Teaching Science. 58 (3).

SILVA, H. W., 2017. Estudo sobre as potencialidades do jogo digital Minecraft para o ensino de proporcionalidade e tópicos de geometria. Dissertação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SILVA, A. L., CAVALCANTE, M. T. M., VIANA, L. H. AND MOITA, F. M. G. S. C., 2016. A utilização do Minecraft na construção de conceitos geométricos como forma de estímulo a aprendizagem da Matemática. In: Anais do III CONEDU, 05 – 07 October 2016 Natal.

SILVEIRA, R. S., RANGEL, A. C. S., CIRÍACO, E. L., 2012. Utilização de jogos digitais para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Revista de educação, ciência e tecnologia. 1 (1).

VIANA, L. H., 2017. O Minecraft no processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial de posição. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação