O Minecraft e o Tangram no desenvolvimento do raciocínio lógico- matemático

Filomena M. G. S. C. Moita, Lucas Henrique Viana, Yalorisa Andrade Santos

Resumo


Os games vêm transformando as formas como as pessoas se divertem, comunicam-se e aprendem. Trata- se de um fenômeno cultural, que invade todos os espaços, devido à sua facilidade de acesso. Um gameque vem despertando o interesse de pessoas de todas as idades e, inclusive, de pesquisadores é o Minecraft, que tem diversas características que o possibilitam ser utilizado em ambientes educacionais. Tendo em vista a popularidade desse game, suas possibilidades de ser utilizado em processos de ensino e aprendizagem e algumas lacunas existentes nos conhecimentos lógico- matemáticos de alguns estudantes, este artigo objetiva apresentar os resultados obtidos com seu uso no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolvida fez uso da abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com estudantes do oitavo ano de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. As atividades aplicadas consistiram em desafios fundamentados no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Um desses desafios era focado na representação de um Tangram analógico dentro do universo do Minecraft, que é composto de blocos cúbicos. Esse desafio específico instigou os estudantes a aplicarem diversos conhecimentos de caráter físico, social e lógico- matemático para tentar concluí-lo, além de mobilizar trabalhos cooperativos, coordenativos e cocriativos. Os resultados revelaram que o Minecraft contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e de outros conhecimentos e também que são necessárias mais investigações em que se explorem as diferentes possibilidades oferecidas por esse game.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, G. C. AND BARGUIL, P. M., 2016. O conhecimento lógico-matemático e a educação infantil. In: Andrade, F. A., Guerra, M. A. M. A., Juvêncio, V. L. P. and Freitas, M. S. (Orgs.) Caminhos da educação: questões, debates e experiências. Curitiba: CRV. 201-208.

BOALER, J., 2018. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental., 1977. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF.

CERQUEIRA, E. M., TOLEDO, M. A., DANTAS, R. S., SANTOS, R. P. L. AND HEES, L. W. B., 2018. Jogos lúdicos como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático nas séries finais do ensino fundamental I. Ensaios Pedagógicos. 2 (1). 89-100.

CIPOLLONE, M., SCHIFTER, C. C. AND MOFFAT, R. A., 2014. Minecraft as a Creative Tool: A Case Study. International Journal of Game-based Learning, 4 (2), 1-14.

DUTRA, C. C. M., 2005. A construção do conhecimento lógico-matemático na educação infantil: reflexões sobre a prática em sala de aula. Monografia de especialização, Universidade Federal de Santa Maria.

ELLISON, T. L., EVANS, J. N., 2016. Minecraft, teachers, parents, and learning: What they need to know and understand.School Community Journal, 26(2),25–44

GEE, J. P., 2010. Bons Videojogos + Boas Aprendizagens. Lisboa: Fnac.

GRAY, D. E., 2017. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Penso Editora.

KAMII, C., 1998. A criança e o número. Campinas: Papirus.

MCGONIGAL, J., 2011. Reality is broken: Why games make us better and how they can change the world. Penguin.

MOITA, F. M. G. S. C., 2007. Game on: jogos eletrônicos na escola e na vida da geração @. Campinas: Alínea.

PIAGET, J., 2007. Epistemologia Genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes.

PRENSKY, M. 2001. Digital Game-Based Learning. New York: McGraw-Hill.

SHORT, D. 2012. Teaching Scientific Concepts using a Virtual World–Minecraft. Teaching Science. 58 (3).

SILVA, H. W., 2017. Estudo sobre as potencialidades do jogo digital Minecraft para o ensino de proporcionalidade e tópicos de geometria. Dissertação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SILVA, A. L., CAVALCANTE, M. T. M., VIANA, L. H. AND MOITA, F. M. G. S. C., 2016. A utilização do Minecraft na construção de conceitos geométricos como forma de estímulo a aprendizagem da Matemática. In: Anais do III CONEDU, 05 – 07 October 2016 Natal.

SILVEIRA, R. S., RANGEL, A. C. S., CIRÍACO, E. L., 2012. Utilização de jogos digitais para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Revista de educação, ciência e tecnologia. 1 (1).

VIANA, L. H., 2017. O Minecraft no processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial de posição. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual da Paraíba.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.