Jogo digital como instrumento de reflexão sobre hábitos alimentares e prática de atividade física na adolescência

  • Elmara Pereira de Souza
  • Lucas Rodrigues Ferreira
  • Luís Jonas Cardoso Borges

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista na produção de um jogo digital. O Jogo Choices está sendo construído por adolescentes e para adolescentes com o objetivo de divertir e contribuir para a reflexão sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, da prática de atividade física e das consequências das suas escolhas para a qualidade de vida. Os problemas de saúde na adolescência fruto da má alimentação e sedentarismo exigem ações educativas intensas e propositivas. Esse projeto tem como pressuposto que uma ação educativa que agencie o desejo dos adolescentes e que esteja relacionada diretamente à realidade deles, nesse caso, o uso de um jogo digital, pode provocar uma reflexão sobre a importância da alimentação saudável e da atividade física para a qualidade de vida. Ao ser desafiado no jogo interativo a fazer escolhas (que terão consequências boas ou más) e avançar de fase o(a) jogador(a) pode refletir sobre a importância de desenvolver hábitos mais saudáveis.

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Publicado
2017-04-28
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Seção
Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação