TECNOLOGIAS DIGITAIS HOJE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA SOCIAL FORMATIVA NECESSÁRIA?

Autores

  • Geisa Gomes Vieira Araújo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Fausta Porto Couto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Letramento digital, Educação Básica

Resumo

Encontramo-nos em um século permeado por tecnologias digitais que em muito poderiam/podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem nas escolas de educação básica, porém nem sempre são usadas nesse percurso. Apresentamos neste ensaio discussões e apontamentos que permitem estabelecer relações entre as tecnologias digitais presentes na educação básica e a aprendizagem, bem como quais os possíveis modos de promover o letramento digital. Os resultados construídos a partir da revisão bibliográfica, indicam, entre outros autores, Ribeiro & Coscarelli (2010), Lopes & Pimenta (2017), Moran (2000), que o trato pedagógico com as tecnologias digitais supõe a apropriação de habilidades da linguagem digital no contexto docente e discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Araújo, G. G. V. ., & Couto, F. P. . (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS HOJE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA SOCIAL FORMATIVA NECESSÁRIA?. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15748