A PERCEPÇÃO DO INVESTIMENTO DOMÉSTICO A PARTIR HEURÍSTICA DA DISPONIBILIDADE EM ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEB, CAMPUS I.

Autores

  • Tarsis Bomfim UNEB
  • Carlos Orge Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Há tempos, as ciências econômicas têm utilizado conceitos comportamentais para fortalecer seus alicerces e desenvolver estudos que evoluam os conhecimentos na área. Dentro desses conceitos, estudiosos modernos criticam o caráter até então, tido como racional presente nas teorias e apontam que o ser humano nem sempre tende a analisar todas as opções para racionalmente avaliar o melhor custo x benefício, propondo assim as heurísticas como "gatilhos" mentais que auxiliam no processo de tomada de decisão do indivíduo, encurtando-o, e também os vieses, sendo estes distorções perceptivas que resultam em erros sistemáticos no pensamento. Neste sentido, os estudos acerca do tema discutem a respeito da possibilidade de existência de estímulos externos que podem incidir sobre o raciocínio do indivíduo, e que através das heurísticas, influenciam o processo cognitivo podendo ocasionar dispersão da efetiva realidade para o que é pensado. Assim surge o questionamento, em uma sociedade inteiramente conectada, teria esta incidência de possíveis influências externas a capacidade de condicionar o pensamento a intuição estatísticas equivocadas? Tais questionamentos serão abordados e fundamentados no decorrer deste artigo partindo do ponto de vista da Heurística da Disponibilidade, uma das heurísticas mais amplamente estudadas, bem como através dos seus vieses vinculados. Desta maneira, através de pesquisa de campo e em associação com bases de dados oficiais, constatou-se que estímulos externos possuem a capacidade de verter o raciocínio do público pesquisado acerca dos percentuais de investimentos optado pelo brasileiro e os seus vieses vinculados têm aptidão para induzir intuições estatísticas errôneas em relação à realidade dos fatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Bomfim, T., & Orge, C. (2024). A PERCEPÇÃO DO INVESTIMENTO DOMÉSTICO A PARTIR HEURÍSTICA DA DISPONIBILIDADE EM ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEB, CAMPUS I. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(1), 41–60. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/18961