INDÍCES DE SANEAMENTO BÁSICO PARA AVALIAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FEIRA DE SANTANA E OUTROS MUNICÍPIOS BAIANOS

Autores

  • Francis Valter Pêpe França UFRB
  • Thais Emanuelle De Souza Silva UFRB
  • Paulo José Lima Juiz UFRB

Resumo

Saneamento básico, também entendido como rede de abastecimento de água, de coleta de esgoto, de destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem urbana, é parte integrante de um sistema de infraestrutura urbana de uma localidade. Muitas doenças infecciosas e parasitárias apresentam, dentre as suas principais causas, a deficiência no sistema do saneamento básico. Há muitos anos vem ocorrendo, em várias localidades do país, um descompasso entre o crescimento populacional e a expansão do atendimento do sistema de saneamento básico. O município de Feira de Santana ocupa a segunda posição de munício mais populoso do estado da Bahia, com 619.609 habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Nesse cenário, o presente estudo teve por objetivo descrever o cenário de cobertura dos serviços de coleta de esgoto doméstico e acesso à água potável e a sua relação com o número de internações hospitalares por doenças infecciosas do município e de outros três municípios baianos – Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari - através da análise de uma série de dados de 10 anos seguidos, mais especificamente, de 2010 a 2019, com o intuito de comprovar que essa relação de indicativos é inversamente proporcional. Por fim, comparou esses indicativos de Feira de Santana com os dos outros municípios selecionados. Os procedimentos da pesquisa compreenderam um levantamento bibliográfico em diferentes bases de dados: Sistema Nacional da Informação sobre Saneamento – SNIS e Departamento de informática do SUS - DATASUS. Como resultado, pode-se observar uma maior cobertura nos serviços de saneamento básico e uma diminuição no número de entradas hospitalares por doenças infecciosas, representando uma relação inversamente proporcional em todos os municípios. Em comparação aos demais municípios, Feira de Santana apresentou-se como a segunda cidade com melhores indicativos de Saneamento básico, de acordo com o Instituto Trata Brasil, ficando atrás somente de Vitória da Conquista. Com relação às doenças infecciosas, Feira de Santana apresentou o maior número de entradas hospitalares por dengue, apontando como prováveis justificativas o fator populacional e a alta circulação de pessoas. Além disto, apresentou-se com o segundo menor número de entradas por diarreias. Logo, verifica-se o contraste entre a menor proliferação de doenças de veiculação hídrica com a expansão dos serviços de saneamento, obtendo a relação direta entre os fatores - saneamento básico e doenças infecciosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Emanuelle De Souza Silva, UFRB

Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em 2019, atualmente faz parte do programa de especialização Interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com linha de pesquisa em saneamento básico associado à saúde publica da população local. Tem experiência com acompanhamento e gestão de obras, planejamento de obras e elaboração de orçamentos.

Paulo José Lima Juiz, UFRB

Pós-doutorado em Farmácia -UFBA . Doutorado em biotecnologia (UEFS/FIOCRUZ-BA). Doutorado sanduíche pela Università Degli Studi di Ferrara - Itália.Possui mestrado em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Biologia molecular aplicada a medicina forense (UNEB), Especialização em microbiologia (UFBA). Atualmente é docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - Ponto Focal UFRB, do qual foi coordenador no período compreendido entre 09/2019 a 09/2021. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana.Tem experiência em Propriedade Intelectual, tendo sido gestor da Coordenação de Criação e Inovação da UFRB nos anos 2018 e 2019, onde atuou, dentre outras atividades, como Representante Legal da UFRB no Sistema Nacional do Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional. Membro da Sociedade Brasileira de Microbiologia. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. Exerceu a vice-coordenação ( março/2018 a janeiro/2019) e Coordenação ( janeiro/2019 a agosto/2019) do Comitê de ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRB. Membro do colegiado do curso de Tecnologia em Alimentos do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da UFRB. Atuou como Gestor do Núcleo de Capacitação Docente da UFRB no período entre 2013 - 2015. Desenvolve trabalhos de pesquisa com atividades biológicas de produtos naturais.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Pêpe França, F. V., De Souza Silva, T. E., & Lima Juiz, P. J. (2024). INDÍCES DE SANEAMENTO BÁSICO PARA AVALIAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FEIRA DE SANTANA E OUTROS MUNICÍPIOS BAIANOS. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(1), 112–137. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/17845