PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Promoção da Saúde Escolar, Educação Infantil, COVID-19, Atenção Primária em Saúde, Equipe Interdisciplinar de Saúde

Resumo

Objetivo: discutir sobre a implantação e execução do Programa de Saúde na Escola (PSE) no contexto pandêmico causado pela COVID-19. Métodos: através de relatos de experiência, de caráter descritivo, o estudo foi construído a partir de vivências de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase na Primeira Infância no Contexto do Zika Vírus, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, apresentando propostas de intervenção por meio de recursos tecnológicos, com foco na educação infantil. O cenário das vivências foi uma Unidade de Saúde da Família, em Salvador, Bahia, Brasil e a implementação das ações do PSE foi feita em um Centro Municipal de Educação Infantil. Resultados: foram feitas 13 intervenções, sendo cinco delas executadas com os responsáveis e oito com as crianças. Conclusão: realizar as atividades propostas de maneira remota tem sido um grande desafio, pois a realidade de acesso e disponibilidade dos responsáveis para cada atividade é bastante diversa e depende de diferentes fatores. A pandemia trouxe impactos para a execução das ações do PSE, mas a continuidade dele depende da participação ativa e da corresponsabilização dos profissionais de saúde, educadores e as familiares.

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Biografia do Autor

Eduarda Taine do Val Reis, Residente em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - Brasil

Graduada em Fisioterapia.

Jéssica Vieira Santana Pereira, Residente em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - Brasil

Graduada em Psicologia.

Taís Diane Cruz Conceição, Residente em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - Brasil

Graduada em Fonoaudiologia

Renata Cardoso de Castro Tourinho, Odontóloga na Secretaria Municipal de Saúde do Salvador - Brasil

Graduada em Odontologia e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia

Laisa Liane Paineiras-Domingos, Professora na Universidade Federal da Bahia - Brasil

Pós-Doutora e Doutora em Ciências pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

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Publicado

2022-07-12

Como Citar

Reis, E. T. do V., Pereira, J. V. S., Conceição, T. D. C., Tourinho, R. C. de C., & Paineiras-Domingos, L. L. (2022). PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 3, e13246. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/13246

Edição

Seção

Relato de Experiência

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