PATERNIDADE E SAÚDE: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CUIDADO A ADOLESCENTES

Palavras-chave: Gênero, Cuidado, Saúde, Paternidade e adolescência

Resumo

Este artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Residência, apresentado ao Programa de Residência em Serviço Social e Saúde do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), que se vincula à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem como objetivo analisar a participação dos genitores no cuidado com os(as) adolescentes que são acompanhados(as) no ambulatório do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA), refletindo sobre as relações de gênero que perpassam o processo de cuidado. No que tange à metodologia, a fundamentação teórica foi realizada por meio de levantamento bibliográfico em banco de dados e legislações pertinentes, utilizando-se fontes primárias e secundárias. A pesquisa foi organizada em duas etapas, a primeira com o levantamento de dados nos prontuários de atendimento social, e a segunda com entrevistas semiestruturadas aos genitores e adolescentes. As informações obtidas em ambas as fases foram analisadas teoricamente à luz dos referenciais bibliográficos de família, gênero, masculinidade, paternidade, cuidado e adolescência. Os resultados da pesquisa colaboraram com a atuação da equipe multiprofissional de saúde, nos estudos das relações de gênero e papel do pai nos cuidados e na elaboração de políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Marques Brotto, Mestranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Brasil

Assistente Social na Fundação Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

Dayse Silva de Carvalho, Assistente Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Referências

Lyra J, Leão L, Lima D, Targino P, Crisóstomo A, Santos B. Homens e cuidado: uma outra família?. In: Acosta AR, Vitale MAF. Família, redes, laços e políticas públicas. 7ª Edição. São Paulo. Cortez; 2018. p.95-108.

Sarti CA. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo. Cortez; 2011.

Brasil. Constituição, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1988.

Martino M. Programas de transferências condicionadas, famílias e gênero: aproximações e alguns dilemas e desencontros. In Mioto RCT, Campos MS, Carloto CM. Familismo, direito e cidadania dos pontos contradições da política social. São Paulo. Cortez; 2015. p.95-124.

Carloto CM. O conceito de gênero e sua importância para a análise das relações sociais. Serv. Soc. Rev. 2001; 3:201-213.

Cisne M, Santos SMM. Feminismo, diversidade sexual e serviço social. São Paulo. Cortez; 2018.

Sorj B. Arenas de cuidado nas interseções entre gênero e classe social no Brasil. Cadernos de pesquisa. 2013;43(149):478-491.

Ribeiro TS. É sempre assim, tudo sou eu! Cuidado, gênero e famílias. O Social em Questão. 2019;22(43):13-66.

Gomes R. Sexualidade masculina, gênero e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2008.

Grossman E. Crescimento e desenvolvimento na adolescência. In Bastos FG, Oliveira S, Gomes V. Eixos para saúde de adolescentes e jovens. Rio de Janeiro. Flizio, 2014. p.71-78

Losacco S. O jovem e o contexto familiar. In: Acosta AR, Vitale MAF. Família, redes, laços e políticas públicas. 7ª Edição. São Paulo. Cortez; 2018. p.79-93

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009. Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt1944_27_08_2009.html

Acesso em: 28/11/2019

Publicado
2021-12-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 132
  • PDF (Español (España)) downloads: 20
Como Citar
Brotto, L. M., & Carvalho, D. S. de. (2021). PATERNIDADE E SAÚDE: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CUIDADO A ADOLESCENTES. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 2, e13119. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/13119
Seção
Dossiê Temático PESQUISA EM SERVIÇO: PRODUÇÕES NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SA