PANDEMIA DO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TELEATENDIMENTO DO INSTITUTO COUTO MAIA (TELEICOM), SALVADOR, BAHIA, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Covid19, Pandemia, Teleatendimento

Resumo

Relato de experiência de implementação de Teleatendimento do Instituto Couto Maia (TELEICOM) no atendimento de familiares e responsáveis dos pacientes internados com diagnóstico de covid-19 associados ou não a outras patologias em leitos de enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do Instituto Couto Maia. No período de Março a Setembro de 2020 os familiares e/ou responsáveis de todos os pacientes internados e acompanhados pelos médicos residentes ou plantonistas recebiam ligações telefônicas, diariamente, de 2 a 3 médicos de diversas especialidades com informações das situações clínicas dos mesmos. O ICOM disponibilizava computadores com o prontuário eletrônico, telefones e a colaboração do(a)s assistentes sociais, a fim de garantir a manutenção dos atendimentos destes familiares/responsáveis. O TELEICOM, no período de 01/04/2020 a 30/09/2020, realizou 12.101 ligações telefônicas. O perfil dos pacientes internados foi, em sua maioria, homens. O predomínio, nos recebimentos das chamadas telefônicas, foi de mulheres. Da cidade de Salvador vinham cerca de 74,5 % dos pacientes e demais do interior da Bahia ou outros estados. Nesses meses de experiência de teleatendimento, o TELEICOM tem se mostrado um recurso eficiente para atendimento de familiares/responsáveis com demandas, possibilitando o atendimento remoto com qualidade, de acordo com as avaliações positivas recebidas através da equipe multiprofissional e da ouvidoria deste hospital.

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Biografia do Autor

Claudilson José de Carvalho Bastos, Professor no Centro Universitário UniFTC - Brasil

Doutor em Medicina e Saúde Humana pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública

Cassiana da Silva Souza, Assistente Social da Hospital Especializado Couto Maia - Brasil

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador

Jesângeli de Sousa Dias, Professora na Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestra em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia

Fernando Delmonte Moreira, Médico no Hospital Santa Izabel - Santa Casa de Misericórdia da Bahia - Brasil

Graduado em Medicina pela Faculdade Souza Marques

José Alberto Néri de Sousa Santos, Médico no Hospital de Custódia e Tratamento do Estado da Bahia

Graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Carlos Eduardo Teixeira Santos Cruz, Médico no Hospital Especializado Couto Maia - Brasil

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia

Maria Alice Teixeira Luciano de Sena, Diretora Técnica no Instituto Couto Maia - Brasil

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia

Referências

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OUVIDORIA SUS/ICOM. Responsável pelo Acompanhamento: MICHELE GOMES DOS SANTOS. Data: 12/08/2020 15:45:14

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Bastos, C. J. de C., Souza, C. da S., Dias, J. de S., Moreira, F. D., Santos, J. A. N. de S., Cruz, C. E. T. S. ., & Sena, M. A. T. L. de . (2021). PANDEMIA DO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TELEATENDIMENTO DO INSTITUTO COUTO MAIA (TELEICOM), SALVADOR, BAHIA, BRASIL. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 2, e10972. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/10972

Edição

Seção

Dossiê Temático COVID-19: POLÍTICAS, PRÁTICAS E REPERCUSSÕES EM SAÚDE