Chamada para composição do dossiê temático PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE

2024-04-05

Chamada para composição do dossiê temático PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE

 

EMENTA:

Democratizar o acesso e permanência de grupos minorizados nas universidades, assim como transformar esse espaço em um território habitável de afeto e construção de aprendizados saudáveis são pautas históricas dos movimentos sociais. Entende-se que esta transformação é central para a educação superior no Brasil, pois a entrada de grupos historicamente excluídos, nas primeiras décadas dos anos 2000, agravou os efeitos das disparidades raciais, de gênero e classe sobre estes coletivos. Assim como, estabeleceu novas demandas institucionais que, se não enfrentadas e resolvidas com celeridade, contribuem para adoecimento físico e sofrimento mental na comunidade acadêmica.

Embora ações tenham sido desenvolvidas para promoção da saúde mental nas universidades, ainda há muito que avançar para que esta forma de cuidado seja uma prática institucional estruturante e permanente. Os múltiplos e contínuos relatos de sofrimento psíquico em instituições de ensino superior indicam a urgência do debate e da implementação de ações efetivas para o enfrentamento das violências neste contexto e, por fim, constituição de um território de existência e bem viver para discentes, docentes e trabalhadoras/es.

Considerando a potencialidade deste debate, este dossiê pretende acolher, refletir e capilarizar práticas, vivências e estratégias sobre o cuidado em saúde mental nos espaços acadêmicos. Serão aceitos textos derivados de pesquisa empírica, revisão bibliográfica, relato de experiência, propostas metodológicas, estudo de caso ou ensaio teórico.

 

Encerramento: 15 de maio de 2024

 

Instruções:

- Os manuscritos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês (OBS: após aprovação solicitamos considerar a possibilidade do envio da versão em língua estrangeira - inglês e/ou espanhol).

- As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da PC-RESC (https://www.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/about/submissions#onlineSubmissions)

- Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da PC-RESC (https://www.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/login) indicando nos COMENTÁRIOS PARA A(O) EDITOR(A) que seja direcionada as organizadoras do dossiê temático PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE.

- As submissões passarão por análise preliminar das(os) organizadoras(es)/editoras(es) quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam consideradas adequadas à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão as cegas por pares, conforme as normas da PC-RESC.

ORGANIZADORAS:

Jeane Saskya Campos Tavares. Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia. Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Marlete Andrize de Oliveira - Doutoranda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Federal da Bahia