CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TENSÕES E DESAFIOS

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Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a política curricular – Aprendizagem ao Longo da Vida – proposta do Estado da Bahia para a educação de jovens e adultos, seu processo de implantação, as tensões e os desafios formativos enfrentados pelos professores para materialização do novo currículo dessa modalidade de ensino. A metodologia desse estudo está baseada na abordagem qualitativa, por meio de estudo de casos com enfoque participativo. Utilizamos oficinas formativas/investigativas e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de informações. Como resultados desse estudo, constatamos que, apesar dessa política curricular ter sido construída coletivamente, com o apoio dos movimentos populares ligados à EJA, e apresentar princípios e diretrizes voltados a atender às especificidades dos jovens e adultos, os professores, como profissionais construtores de currículo, representam a proposta curricular, difícil de ser implementada, embora eles concordem com seus princípios e com suas orientações metodológicas. Os resultados evidenciam ainda a necessidade de formação continua e garantia de espaço de estudo e planejamento nas escolas, como possibilidades de mudança na materialização do currículo.

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

TANURE, A. C. D.; COSTA, G. dos S. CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TENSÕES E DESAFIOS. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 98–115, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/9428. Acesso em: 20 abr. 2024.