OS SUJEITOS ESTUDANTES DA EJA: um olhar para as diversidades

Autores

  • Juliana Silva dos Santos
  • Marcos Villela Pereira
  • Antonio Amorim

Resumo

Este trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre a heterogeneidade presente
na EJA e sinalizar alguns prismas para observar, analisar, estudar e quiçá
compreender os sujeitos formadores, integrantes e frequentadores dessa
modalidade. A reflexão sobre o sujeito tem como base os estudos freireanos,
de que a vocação do homem é de ser sujeito enraizado em um espaço e tempo
histórico e num constante processo de vir a ser. Os procedimentos metodológicos

adotados são de uma pesquisa documental e bibliográfica, procurando destacar as

categorias centrais, os conceitos e as noções usadas pelos autores que tratam dos

estudantes sujeitos da EJA em âmbito nacional. Como resultados parciais da pesquisa,

observaram-se múltiplos olhares referentes aos sujeitos da EJA sintetizados em três eixos:

o sujeito em sua totalidade dentro e fora do âmbito escolar; o sujeito integrado à realidade

escolar que ora o inclui, ora não; e, o sujeito e seu projeto de futuro ao adentrar na escola

(espaço de sociabilidade) e futuramente no mundo do trabalho. Os resultados apresentados

foram os seguintes: São sujeitos jovens e adultos na sua íntegra, em constante busca por

aprendizado e formação, com a perspectiva de pensar ou/e repensar suas trajetórias educativas

ao retornarem para a escola da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

SANTOS, J. S. dos; PEREIRA, M. V.; AMORIM, A. OS SUJEITOS ESTUDANTES DA EJA: um olhar para as diversidades. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 122–135, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/5235. Acesso em: 28 mar. 2024.