Políticas Públicas e Processos de Escolarização na Educação de Jovens e Adultos:
cenários de pesquisa a partir do estado da arte
Keywords:
State of the art; Public Policies; Youth and Adult Education.Abstract
The article aims to present a State of the Art type study on scientific productions, both doctoral theses and master's dissertations and published articles, focusing on Public Policies for Youth and Adult Education relating to the process of schooling of students in this modality. In this scope, we used the period between 2010 and 2020 as a time frame, considering the context of the implementation of the Operational Guidelines for Youth and Adult Education established by the Resolution of the National Council of Education/Chamber of Basic Education (CNE/CEB) No. 3 of June 15, 2010. The data were systematized and analyzed from the productions available in repositories such as the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), from the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), as well as articles published in the Annals of National Scientific Meetings of the National Association for Research and Graduate Studies in Education (ANPED). The research, based on a bibliographical review, raised the need to promote research and studies focused on the theme in question, taking into account that the EJA public is formed by subjects who need to have their rights consolidated, so that everyone can advance in their schooling process.
Downloads
References
ARROYO. Trabalho-educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, G. Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, pp 138-165
BRASIL, PNAD Educação 2019 - Agência IBGE Notícias – IBGE, Disponível em:agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acessado em: 5 de dezembro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica. Parecer 6/2010 – Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de junho de 2010.
COSTA, Claudia Borges; MACHADO, Maria Margarida. Politicas Publicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Cortez, 2017.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
HADDAD, Sérgio (coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002. Série Estado do Conhecimento.
LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2007.
MELO, Marisol Vieira. Três décadas de pesquisa em Educação Matemática: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. 2006. 288f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
SIDONE, O. J. G.; HADDAD, E. A.; MENA-CHALCO, J. P. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. TransInformação, v. 28, n. 1, p. 15-32, jan. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/tvBDyptMBFSxRSt3VngySRC/?lang=pt# Acesso: 23 mar. 2023.
PILLÃO, Delma. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte. 2009. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Solange Balisa Costa, Adenilson Souza Cunha Júnior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.