As Microficcões no Ensino de Jovens e Adultos

oficina de escrita literária

Autores

Palavras-chave:

Microcoficção; Leitura literária; EJA; Ensino.

Resumo

O mundo tecnológico, característico do século XXI, propiciou a disseminação de gêneros literários ainda pouco estudados pela academia, como o nanoconto, o miniconto, o microconto e o conto curto. A inserção dessas microficções em sala de aula, por meio de oficinas de escrita literária pautadas na leitura, na recepção, na análise e na produção desses textos proporciona uma aproximação dos estudantes com a arte literária e a multiplicidade de gêneros, formas e estilos que a arte dispõe para representar a vida. Sendo assim, constituem espaços plurissignificativos de imersão literária, em que o texto literário é vivo, debatido, refletido, sentido e significado. Por meio da pesquisa bibliográfica, as microficções são apresentadas como alternativas metodológicas de ensino de literatura para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, a fim de promover práticas de ensino mais coerentes e condizentes com as necessidades pulsantes dos estudantes e das demandas do século XXI, além de propiciar a formação leitores literários competentes. Nesse sentido, a oficina de criação literária oportuniza novos espaços de leitura e escrita literária que permitem aos estudantes tecer relações plurais com a vida, ampliar o repertório cultural, literário e estilístico, além de possibilitar o surgimento de maior criticidade com a produção escrita e o fazer artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Torres Machado, UFMS/Doutoranda

Mestrae. Doutoranda.Instituição: UFMS/CPTL. Grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisa Literatura e vida.

Referências

ABAD, Miguel. Las políticas de juventud desde la perspectiva de la relacion entre convivencia, ciudadania y nueva condicion juvenil en Colombia. In: Politicas publicas de juventud en America Latina. Politicas nacionales. Viña del mar: Centro de Investigación y Difusión Poblacional de Achupallas – CIDPA, oct. 2001 [2003], p. 229-263.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
AGUIAR, André Ricardo; SALVI, Adriano; MARKENDORF, Marcio. Ainda estavam lá. Florianópolis: [s.n], 2021.
AMORIM, Marcel Alvaro de [et al]. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.
ANDRUETTO, María Tereza. Por uma literatura sem adjetivos. Tradução de Carmem Caccicarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. G. de C.; GOMES, N. L. Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
ARROYO, Miguel González. Passageros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.
BLANCO, Belén Mateos. Quince hipótesis sobre géneros para delatar al microrrelato. Tropelías. Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada, Universidade de Zaragoza, Espanha, 32, 2019, p.152-162.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixera de. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte, 2012.
FREIRE, Marcelino. Os cem menores contos brasileiros do século. São Paulo: Ateliê, 2004.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. História & histórias. 5. ed. São Paulo: Ática, 1991.
LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Unesp, 2018.
LEÃO, Geraldo Magela Pereira. Políticas de juventude e Educação de Jovens e Adultos: tecendo diálogos a partir dos sujeitos. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. G. de C.; GOMES, N. L. Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
MACHADO, Karina Torres. A arte de escrever 20 – Microconto: cacos, estilhaços e fótons. Blog da Editora Pangeia, 2022. Disponível em: <https://editorapangeia.com.br/arte-escrever-20-microconto-cacos-estilhacos-fotons/.> Acesso em: 16 jun. 2022.
MAGALHÃES, Ligia Cademartori. História infantil e pedagogia. In: ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987. p.41-60.
PETIT, Michèle. A arte de ler: como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: 34, 2010.
PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. In: PIGLIA, R. Formas Breves. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2004.
POUND, Ezra. ABC da literatura. Tradução de José Paulo Paes, Augusto de Campos. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2013.
RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. A arte de escrever 05 – 29 aforismos sobre o microconto. Blog da Editora Pangeia, 2019. Disponível em:< https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-5-29-aforismos-sobre-o-microconto/>. Acesso em: 03 ago. 2022.
RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. A arte de escrever 12 - A concisão do infinito, com antologia de microcontos. Blog da Editora Pangeia, 2020. Disponível em: < https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-12-a-concisao-do-infinito-com-antologia-de-microcontos/>. Acesso em: 03 ago. 2022.
RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. A arte de escrever 22 – Do conto ao nanoconto. Blog da Editora Pangeia, 2019. Disponível em:<https://editorapangeia.com.br/a-arte-de-escrever-22-do-conto-ao-nanoconto/>. Acesso em: 02 ago.2022.
RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. Minimus & brevíssimos. Uberlândia, MG: Pangeia, 2020.
RAUER (Org.). Micros-Beagá. Uberlândia, MG: Pangeia, 2021.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte (MG): Letramento: Justificando, 2017.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, N.; REZENDE, N. L. de; JOVEREBLE, L. J. E. (Orgs.). Literatura e exclusão. Porto Alegre: Zouk, 2017.
SALVI, Adriano. Pá pum: microcontos. Maringá-PR: Editora Viseu, 2019.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
ZAVALA, Lauro. Para analizar la minificción. Folios, n. 20. Bogotá: UPN, 2004.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

TORRES MACHADO, K. As Microficcões no Ensino de Jovens e Adultos: oficina de escrita literária. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 107–119, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15458. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 8 Leitura, Literatura e Educação de Jovens e Adultos