Retratos Culturais da/na EJA

narrativas dos cotidianos dos trabalhadores sertanejos

Autori

Parole chiave:

Retratos culturais, Sertão alagoano

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo apresentar retratos culturais da/na EJA, achados que resultam das imersões dos pesquisadores na realidade sertaneja alagoana, dando ênfase em três práticas: o labor, a feira livre, e a escolarização. Parte da seguinte problematização: a partir do lugar – sertão alagoano, de que forma os sujeitos sertanejos vivenciam cotidianamente suas práticas culturais? As fotografias se constituíram enquanto fontes carregadas de narrativas singulares de épocas temporais distintas. Nesse percurso, caracterizamos o sertão enquanto espaço plural e desencadeador de diversas práticas. O itinerário das pesquisas nos possibilitou desvendar muitas questões, como a altivez dos sujeitos praticantespensantes na fabricação do lugar. As narrativas visuais evidenciam a construção identitária por meio da cultura, que emerge das práticas cotidianas, e coletivas, nas quais predominam valores e costumes em comum. Tal fato mostra o forte sentimento de pertencimento e o estabelecimento de vínculos humanos que transcendem a materialidade, de modo que demonstram ainda os esforços empreendidos para alcançar a escolaridade:  os sujeitos têm que se deslocar, muitas vezes, de longas distâncias até a escola depois de um dia de trabalho braçal. As imagens nos contam, ainda, que, ao contrário do discurso ora construído de sujeito tido como passivo, o sertanejo vem construindo, ao longo do tempo, uma política do agir em meio ao campo social que tenta impor-lhes uma hegemonia que, ocasionalmente, busca naturalizar tal realidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marinaide Freitas, Ufal

Doutora em educação. Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) e do curso de Pedagogia. Coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização (Nepeal), Cedu/Ufal. Membro do GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultos da Anped e também, membro do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA)

Jailson Costa da Silva, Instituto Federal de Alagoas - campus Piranhas.

Professor do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Piranhas), área: Formação de Professores. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Mestre em Educação pela UFAL (2013). Especialista em Inspeção e Coordenação Pedagógica. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010).Faz parte do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GIPEJA/IFAL/CNPq). Desenvolve pesquisas no campo da História e Política, sob os enfoques da História Oral e Memória.

Andresso Torres, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/Ufal). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal/Campus II). Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos - Multieja/CNPq. 

##submission.additionalFiles##

Pubblicato

2023-11-14

Come citare

FREITAS, M.; DA SILVA, J. C. .; TORRES, A. Retratos Culturais da/na EJA : narrativas dos cotidianos dos trabalhadores sertanejos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 115–131, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/10126. Acesso em: 18 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê 10 A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educaciona