Chamada pública para Dossiê temático: PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

2021-07-26

Chamada pública para Dossiê temático:

PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Ementa

Sexualidades, Gênero e Raça/Etnias são temáticas que possuem especial relevância nos estudos contemporâneos. Os pertencimentos de raças-etnias, gênero e sexualidades interferem na socialização e nas vivências, em diferentes espaços sociais educativos, afetando negativamente a construção identitária dos sujeitos, que por sua vez sofrem com silenciamentos, negações e discriminações. Deste modo, ampliar o conhecimento dos processos de produção de saberes no campo da educação básica que discutam relações raciais, de gênero e sexualidades em diferentes espaços sociais educativos têm se constituído uma das principais estratégias de enfrentamento na perspectiva dos estudos feministas, no que se refere à produção de conhecimentos e práticas antirracistas e promotoras de igualdade.

Os últimos anos foram fundantes quanto à interlocução entre essas categorias-conceitos, configurando interfaces e indicando construção de epistemologias por e para as/os investigadoras/es das áreas temáticas. De que maneira as categorias Sexualidades, Gênero e Raças/Etnias têm contribuído para a produção de saberes, gestão do conhecimento e desenvolvimento de práticas mais igualitárias?

O propósito é discutir processos de identificação, suas estratégias educativas e culturais e as múltiplas intersecções, ampliando o conhecimento dos processos de produção de desigualdades a partir das relações étnico-raciais, de gênero e das sexualidades, no intuito de possibilitar o fortalecimento de ações a partir de espaços educativos formais e não formais, procurando debater os processos e modos de exclusão de grupo subalternizados, com especial interesse em enfoques e metodologias teóricas e empíricas que se contraponham ao processo de ensino tradicional e excludente, apresentando alternativas de transformação e equidade com vista a uma pedagogia libertária.

O presente dossiê busca despertar o aprofundamento de novas discussões e contribuições de pesquisadores/as cujos aspectos centrais dos estudos que: (1) abarque as reflexões sobre a existência de pesquisas sobre a sexualidades, gênero e raças/etnias com foco na educação básica; (2) apresentar novos resultados de pesquisas realizadas nesse contexto; e, (3) propor mais aportes teóricos e soluções metodológicas inovadoras para lidar com essas realidades em espaços educativos.

Pretende-se, portanto, congregar pesquisadoras(es) que tenham se dedicado em evidenciar, problematizar e produzir conhecimentos e promover diálogos sobre experiências com propostas que discutam práticas sociais e/ou pedagógicas e suas formas de lidar com as questões de sexualidades, gênero e etnias.

Os trabalhos resultantes de pesquisa empírica ou bibliográfica devem ser submetidos pelo site da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (REVNUPE), realizando a submissão do manuscrito na seção “DOSSIÊ:  PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA-ETNIAS- MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA” e em conformidade com todas as normas da revista e do template. Os artigos que comporão o presente dossiê são publicados logo após a finalização do processo de avaliação, revisão e diagramação.

Submissões: 10 de agosto a 31 de outubro de 2021.

Orientações para autor(es/as):

Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions

As submissões passarão por análise preliminar das organizadoras/editoras quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cego, conforme as normas da revista disponíveis no site.  

Organizadoras:

Maria José Souza Pinho - Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII e docente Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPGED/UNEB. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia (LIPEEBIO) e do Núcleo PIBID.  Líder do Grupo de Estudos em Educação Científica (GEEC/UNEB). Associada e Secretaria SBRASH(Gestão 2020-2022).

Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes - Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes - Doutora em Educação e professora aposentada da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora, extensionista e autora de publicações na área de Educação em Sexualidade, entre outras. Associada SBRASH, Diretora de Relacionamento e Delegada Regional na Bahia (Gestão 2020/2022). Membro da Commission de Educación y Formación Continua de FLASSES (2018-2021). Pesquisadora DIFEBA/UNEB.

Eliana do Sacramento de Almeida – Professora da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Saúde (PPGENF/UFBA). Mestra em Educação e Diversidade (MPED/UNEB). Vice coordenadora do Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro/UNEB).