Ensaios de uma nova forma escolar na educação do campo: experiência da Escola Itinerante Caminhos do Saber no Paraná

Autores

Palavras-chave:

Forma Escolar; Práticas Pedagógicas; Escola Itinerante; Educação do Campo.

Resumo

O texto traz ensaios de uma nova forma escolar, a partir da experiência da Escola Itinerante Caminhos do Saber, situada no acampamento Maila Sabrina, no estado do Paraná, Brasil, e busca entender avanços e desafios para a consolidação de uma escola que responda aos interesses dos camponeses do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Também, dialoga com a prática pedagógica construída e consolidada nas escolas do campo paranaenses, identificadas na formação continuada de educadores do Programa Escola da Terra, correspondendo a experiências que buscam romper com a forma escolar consolidada no capitalismo e que atendam aos interesses dos trabalhadores, camponeses, dentre outras populações marginalizadas e excluídas por esse modo de produção. Ainda, articula os princípios da Educação do Campo, as práticas pedagógicas das escolas camponesas e a experiência consolidada na escola itinerante. Este artigo resulta de uma pesquisa participante e seus autores atuam na escola como educadores, dedicando-se às temáticas das escolas do campo e, em especial, das escolas itinerantes. Por fim, apresenta possíveis estratégias para a consolidação de uma organização escolar que aponte para a superação da forma escolar capitalista dentro das escolas ou que, pelo menos, aponte para alguns elementos enquanto ainda se vive sob a égide desse sistema.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Hammel, UFFS

Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil

Roberto Soares de Melo Silva, Escola Itinerante Caminhos do Saber

Escola Itinerante Caminhos do Saber, Brasil

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Hammel, A. C., & Silva, R. S. de M. . (2022). Ensaios de uma nova forma escolar na educação do campo: experiência da Escola Itinerante Caminhos do Saber no Paraná . Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202208v2. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13968

Edição

Seção

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades