A Pedagogia da Alternância e a Etnomatemática: um estudo de caso na Escola Família Agrícola Padre André - Correntina/BA

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Alternância; Etnomatemática; Escola do campo.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições que a Pedagogia da Alternância (PA) pode trazer para ação pedagógica matemática da Escola Família Agrícola Padre André (EFAPA), na perspectiva da Etnomatemática no ensino remoto. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa remota de caráter qualitativo, através da qual foi realizado um estudo de caso na EFAPA situada município de Correntina/ Bahia, através da análise dos documentos digitalizados, de entrevistas online semiestruturadas e estruturadas, observações das aulas de matemática e registros no diário de bordo. Na análise dos dados, optou-se pela análise interpretativa dos conceitos que fundamentam a Etnomatemática e da PA. Verificou-se que as ações didático-pedagógicas desenvolvidas na EFAPA, à luz da Etnomatemática e da PA, propiciaram um ensino construtivo, uma interdisciplinaridade inserida em contextos socioculturais, que fazem da aprendizagem matemática significativa e viva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Queli Silva Cruz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Professora no Colégio Aplicação na Bahia.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 9.394/96. Brasília: Congresso Nacional, 2004.

BRASIL. Parecer CNE nº: 1/2006: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb001_06.pdf. Acesso em: 06 nov. 2020.

BEGNANI, João Batista. Pedagogia da alternância como sistema educativo. In: Revista Formação por Alternância, v. 1, n. 2, julho/2006.

BRAMELD, Theodore. O Poder da Educação, Rio de Janeiro, Zahar, 1972.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. ALVAREZ, Maria; SANTOS, João Sara Bahia dos; BAPTISTA, Telmo Mourinho. (Trad.) Revisão Antônio Branco Vasco. Portugal: Porto, 1994.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática. da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D'AMBROSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese. In: Acta Scientia e Canoas, v. 10, n.1, p7-16, jan./jun. 2008.

D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. In: Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 31, n. 1, jan/mar. 2011.

FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed; 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, Arilda S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, Mar./Abr. 1995a, p. 57-63.

GOLDIM, José Roberto. Projeto de pesquisa: Aspectos Éticos e Metodológicos. Disponível em: http://www.ufrg.br/bioetica/projeto.htm. Acesso em: 07 nov. 2020.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2001.

KNIJNIK, Gelsa. O saber acadêmico e o saber popular na luta pela terra. Educação Matemática em Revista, n. 1, p. 5-11, 1993.

KNIJNIK, Gelsa. et al. Etnomatemática em movimento. Belo horizonte: Editora autêntica, 2012.

KNIJNIK, Gelsa. Currículo, Etnomatemática e Educação Popular: um estudo em um assentamento do movimento sem-terra. In: Currículo sem Fronteiras, UFRGS, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 1, p. 96-110, jan./jun. 2003.

KNIJNIK, Gelsa. Pesquisa em Etnomatemática: apontamento sobre o tema. In: FANTINATO, M. C. B. (Org). Etnomatemática: Novos desafios teóricos e pedagógicos, Niterói: EdUFF, 2009.

LOURAU, R. Uma técnica de análise de implicações: B. Malinowski, Diário de etnógrafo (1914-1918). In: ALTOÉ, S. (Org.). René Lourau. Analista Institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Pesquisa Interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Delta, v.10, n.2, p. 329-338, 1994.

NOSELLA, Paolo. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.

Publicado

2022-10-17

Como Citar

Cruz, Q. S., & Sansão, W. V. de S. (2022). A Pedagogia da Alternância e a Etnomatemática: um estudo de caso na Escola Família Agrícola Padre André - Correntina/BA. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202204v2. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13807

Edição

Seção

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades