MULTIMODALITY INTO THE EFL CONTEXT: FROM THEORY TO PRACTICE

MULTIMODALIDADE NO CONTEXTO DE ILE: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Multimodality, digital stories, foreign language learning

Resumo

Dentre as diferentes facetas da comunicação humana, a multimodalidade parece ter se tornado fundamental nos últimos anos. A chegada da internet e de diferentes recursos tecnológicos trouxe novas possibilidades para o uso de atividades multimodais em salas de aula de língua estrangeira, tornando-se recursos pedagógicos que fomentam os processos de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira de diferentes maneiras. Nesse sentido, estudos na área de Aprendizagem de Línguas mediada por Computadores (CALL) têm permitido que professores e aprendizes experimentem a criação das histórias digitais – atividades que possuem o potencial de promover a aprendizagem de uma língua estrangeira (CASTAÑEDA, 2013; TREVISOL, 2019). Dito isso, o presente artigo busca discutir o construto da multimodalidade dentro do contexto de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), refletindo a respeito de sua relevância para professores e aprendizes de línguas e dando enfoque para o caráter e natureza multimodais de histórias digitais na sala de aula de ILE.  Ao discutir, revisar e traçar paralelos entre alguns estudos na área de multimodalidade, o presente estudo sugere que os benefícios de usar histórias digitais em contextos de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira podem ir além do desenvolvimento linguístico, possibilitando que os aprendizes  desenvolvam outras habilidades relevantes  - como a criação e edição de vídeos, pensamento crítico, aprendizagem interpessoal e colaborativa, entre outras – que podem ser fomentadas através do engajamento dos aprendizes em tarefas multimodais de criação de histórias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa de Deus Rocha, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre e Doutoranda em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGI/UFSC.

Matheus André Agnoletto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando como pesquisador na área de formação de professores de línguas estrangeiras. Sua pesquisa é predominantemente de fundamentação sociocultural vygotskiana, focalizando na interação social entre formadores de professores e professores em início de carreira, bem como no papel da cognição e emoção humanas no desenvolvimento docente.

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela PPGI-UFSC. É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Referências

AHMED, M. A. E. S. Using Facebook to develop Grammar discussion and writing skills in English as a foreign Language for University Students. Sino -US English teaching, v. 13, n. 12, p. 932-952, dez. 2016.

BEZERRA, F. Multimodality in the EFL classroom. BELT, Porto Alegre, v.2, n.2, p. 167-177, jul/dez. 2011.

BUCHER, H.J. Understanding Multimodal Meaning Making: Theories of Multimodality in the Light of Reception Studies. In SEIZOV, O.;

WILDFEUER, J. New Studies in Multimodality. 1. ed. London: Bloomsbury Academic, 2017. cap. 5, p. 91-123.

BYGATE, M. Effects of task repetition on the structure and control of oral language. In BYGATE, M.; SKEHAN, P.; SWAIN, M. Researching pedagogic tasks – second language learning and testing. 1. ed. London: Longman, 2001. cap. 12, p. 249-274.

CASTAÑEDAS, M.E. I am proud that I did it and it’s a piece of me: Digital Storytelling in the foreign language classroom. CALICO, v. 30, n. 1, p. 44-62, jan. 2013.

DELATORRE, F.; TREVISOL, J. R. Brazilian learners of English perceptions about oral production on a digital storytelling task cycle. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 68, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/100710. Acesso em: 12 set 2023.

ELLIS, R. Task-based language learning and teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.

GONZÁLEZ-LLORET, M.; ORTEGA, L. Technology-mediated TBLT: researching technology and tasks. Amsterdam: John Benjamins, 2014.

HEBERLE, V. M. Multimodal literacy for teenage EFL students. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 1, n. 27, p. 1-12, dez. 2010.

HYMES, D. On communicative competence. In PRIDE, J.; HOLMES, J. Sociolinguistics. 1. ed. Hasrmondsworth: Penguin, 1972. cap. 18, p. 269-293.

JAKE, D.S. Capturing Stories, Capturing lives: an introduction to Digital Stories. Illinois, 2009.

LEE, L. Digital news stories: Building language learners’ content knowledge and speaking skills. Foreign Language Annals, v. 47, n. 2, p. 338-356, abr. 2014.

LEVY, M.; HUBBARD, P;. Why call CALL “CALL”?, Computer Assisted Language Learning, v. 18, n. 3, p. 143-149, jul. 2005.

LONG, M. H. Focus on form: a design feature in language teaching methodo- logy. In BOT, K.; GINSBERG, R.; KRAMSCH, C. Foreign language research in cross-cultural perspective. 1. ed. Amsterdam: John Benjamins, 1991 p. 39-52.

MAYER, R. E. Multimedia Learning. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 2009.

NGUYEN, A. T. Negotiations and challenges in creating a digital story: the experience of graduate students. Tese - University of Huston, 2011.

NISHIOKA, H. Analysing language development in a collaborative digital storytelling project: Sociocultural perspectives. System, v. 62, p. 39-52, nov. 2016.

PARDO, B. S. Digital Storytelling: A case study of the creation, and narration of a story by EFL Learners. Digital Education Review, v. 26, p. 74-84, dez. 2014.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon: MCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, out. 2001.

RODRIGUES, A. L.; SOUZA, K. P.; TREVISOL, J. R. Histórias digitais na aprendizagem de línguas estrangeiras: uma revisão de estudos. Revista Mosaico, v. 21, p. 84 - 104, 2023.

RAZMI, M.; POURALI, S.; NOZAD, S. Digital storytelling in EFL classroom (Oral presentation of the story): A pathwork to improve oral production. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 98, n. 2014, p. 1541-1544, 2014.

ROCHA, V. D. 2019. Digital stories: Students’ perception of feedback contribution during script development. Master ‘s Thesis. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214598. Acesso em: 12 set 2023.

SKEHAN, P. A framework for the implementation of task-based instruction. In BRANDEN, K. V.; BYGATE, M.; NORRIS, J. Task-based language teaching: a reader. Amsterdam: John Benjamins, p. 83-108, 2009.

SORDEN, S. The cognitive theory of multimedia learning, Mohave community college/ Northern Arizona University, 2016.

SWAIN, M. Three functions of output in second language learning. In COOK, G.; SEIDHOFER, B. Principles and practice in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, p. 125-144, 1995.

SWAIN, M.; LAPKIN, S. Problems in output and the cognitive processes they generate: A step towards second language learning. Applied Linguistics, v. 16, p. 371- 391, 1995.

TREVISOL, J. R. Investigating L2 learners production and perception of a cycle of tasks with digital storytelling: an exploratory study in technology-mediated TBLT. PhD Dissertation (Doutorado em Inglês - Centro de Comunicação e Expressão). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198996. Acesso em: 12 set 2023.

TREVISOL, J. R.; D’ELY, R. C. S. F. Tarefas & histórias digitais na sala de aula de línguas: efeitos na produção oral em L2. In: OLIVEIRA, D. A.; SILVA, I. T. (org.). Fundamentos e práticas no ensino da língua inglesa: Volume I: Resultados e propostas de pesquisa. Alagoinhas: Bordô-Grená, 2019. p. 79-92. Disponível em: https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_ea6fcb10eeaf4061845932936d784bda.pdf. Acesso em: 12 set 2023.

TREVISOL, J. R.; D’ELY, R. C. S. F. Efeitos da implementação de histórias digitais na produção oral de aprendizes de inglês: um estudo embasado em tarefas. ALFA: Revista de Linguística (UNESP online), v. 65, p. 1-20, 2021.

TUMOLO, C. Recursos Digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literature in English and Cultural Studies. Florianópolis: n. 66, p. 203 - 238, 2014.

TUMOLO, C. Histórias Digitais como recurso para ensino/aprendizagem de inglês como Língua Estrangeira. Estudos Anglo Americanos, n. 43, p. 101-117, 2015.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Rocha, V. de D., Agnoletto, M. A., & Trevisol, J. R. (2023). MULTIMODALITY INTO THE EFL CONTEXT: FROM THEORY TO PRACTICE: MULTIMODALIDADE NO CONTEXTO DE ILE: DA TEORIA À PRÁTICA. Diálogos E Diversidade, 3, e18716. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18716

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação